VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

domingo, 29 de abril de 2012

Women's Champions League: Lyon disputa o título contra o Frankfurt

A versão feminina da Liga dos Campeões da Europa está chegando ao fim. A final será disputada no dia 17 de maio, quinta - feira em Munique na Alemanha, dois dias antes da final do masculino entre Chelsea vs Bayern. A disputa foi acirrada durante as semifinais.


Confira os resultados das semifinais:



Resultados das Semi-finais



Lyon disputa sua segunda final consecutiva da Champions feminina


O Lyon é a equipe que mais venceu na competição e a grande favorita ao título. Em 2011 a equipe francesa  sagrou-se campeã da competição contra o Potsdam da Alemanha. Pela primeira vez no torneio disputado desde 2001, o caneco vai para a França. Após vencer o FFC Turbine Potsdam, da Alemanha, por 2 a 0, o Lyon se sagrou campeão. Os gols foram da zagueira Wendie Renard e da meia Lara Dickenmann.



FINAL

Em 2012 o Lyon enfrentará, mais uma equipe alemã, provando que a Alemanha ainda é uma das potências do futebol feminino e realiza um dos mais fortes campeonatos nacionais do mundo. O Frankfurt é a bola da vez e treina duro para não deixar as francesas comemorarem seu segundo título consecutivo da Champions de saias.


Schelin e Bom Pastor posam com a taça da Champions 2011.
Foto: Arquivo Web

Representante brasileira

Além de Ramires representar os brasileiros na final masculina, a lateral-esquerda Rosana, que serve a seleção brasileira, estará representando as mulheres brasileiras na final do campeonato mais importante do futebol feminino da Europa. A jogadora que assinou contrato com o Lyon em 2011 saiu da reserva no último jogo da semi contra o Postdam e ajudou a equipe francesa a segurar o placar e classificar as francesas para a final da competição.

Rosana em frente a sede do Lyon na França
Mais informações: www.uefa.com

Copa Ouro de Futebol Feminino 2012: Cotia está na final contra Botucatu


Cotia Futebol Clube representado pela ACE Kurdana
Foto: Daniela Wauke
A Copa ouro de futebol feminino serviu como uma grande preparação para as equipes participantes, visando o Campeonato Paulista de futebol feminino 2012. Nesta edição da Copa Ouro a representante do Cotia Futebol Clube, a ACE Kurdana conseguiu chegar a final da competição com dois empates e duas vitorias, ficando em primeiro lugar do grupo único da competição.

Equipe de Botucatu
Foto: Daniela Wauke
O torneio contou com a participação de cinco (5) fortes equipes que, também participarão do Paulistão feminino 2012. Cotia Futebol Clube, A. Portuguesa de Desportos, ABD/Ferroviária - Botucatu, S. Caetano/Juventos/Drumont e São Vicente A.C. são as equipes que participaram da competição que teve início no dia 18 de abril e tem previsão de final no dia 1 de maio. 

O Cotia Futebol Clube tem a melhor campanha e enfrentará a equipe de Botucatu com final marcada para o dia 1 de maio com local ainda não definido. 

Resultados das quartas de final da Copa do Brasil de futebol feminino


O primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil de Futebol Feminino, entre Vasco e Adeco, terminou empatado em 0 a 0, em São Januário. As duas equipes voltam a jogar no sábado (05), às 16h, no Pacaembu, em São Paulo.

Apesar das dificuldades, as meninas do Vitória-PE conseguiram uma vitória por 2x0 sobre a equipe do Pinheirense-PA. A equipe paraense precisa vencer por pelo menos 3 gols de diferença para passar a próxima fase da competição. As equipes realizam o jogo de volta no dia 5 de maio no Pará.

Já a equipe do São José-SP não conseguiu o resultado positivo no Paraná, onde enfrentou o Foz Cataratas-PA. O Jogo terminou em 1x0 para as paranaenses e atuais campeãs da competição. O São José só depende de uma vitória por 2 gols de diferença ou 1x0 para disputar a vaga nas penalidades para, assim,  passar para fase seguinte. As equipes se enfrentam no jogo de volta em São José dos Campos, também, no dia 5 de maio.

A equipe do Iranduba-AM perdeu em casa para a equipe do São Francisco-BA por 1x0 e tem que ganhar por 2 gols de diferença para passar para a semi, já que tomou um gol das adversárias em casa. O Jogo de volta será realizado na Bahia no dia 5 de maio.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia 26 de Abril: Dia do Goleiro


O Dia do Goleiro, foi criado há 30 anos para homenagear aqueles que desafiam a lógica dos gramados.
Goleiro Higuita e a defesa que entrou para a história do futebol mundial
Foto: Arquivo da Web
Eles passam o ano todo sendo os primeiros a chegar e os últimos a sair dos treinos, desafiados pelos jogadores de linha, mais xingados do que elogiados pelos torcedores e outras atribuições depreciativas... mas, também, lançam moda, fazem defesas espetaculares, defendem suas equipes com luva, rosto, peito, pernas e dentes... 


O que seria do futebol e do futsal se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e crucificados a cada gol tomado, os donos da camisa 1,2,3..., 12..., 20 ..., considerados os anti-heróis do futebol por impedirem o maior objetivo do jogo,  o gol, são homenageados no dia 26 de abril. 

História

“A ideia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1, novo lançamento da editora Alameda Casa Editorial. Carlesso foi um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.

Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. Este método foi muito bem sucedido e até hoje os clubes investem nestes profissionais.

No feminino as goleiras estão dando conta do recado. Na categoria a posição é bem carente de goleiras com estatura favorável, mas nem sempre falta vontade e disposição para ELAS fecharem o gol. 








Parabéns a todas as goleiras e goleiros e que continuem defendendo e honrando a camisa 1, 2,3...,12..., 20... 

Copa do Brasil de Futebol Feminino: Confira os confrontos das quartas-de-final


Iranduba-AM, São Francisco-BA, Pinheirense-PA, Vitória-PE, Vasco da Gama-RJ, Centro Olímpico-SP, Foz Cataratas-PR e São José-SP estão classificadas para as quartas-de-final da Copa do Brasil de Futebol Feminino. No último sábado (21) as equipes aconteceram os jogos de volta das oitavas de final e estas equipes se classificaram.
O Vitória-PE e o Vasco se classificaram antecipadamente, pois venceram o primeiro jogo por 3 gols de diferença fora de casa. O time pernambucano goleou o América de Natal por 15 a 0 e o time do Rio de Janeiro venceu por 4 a 1 o Serra/MT.
No jogo de volta, o Iranduba-AM venceu o Baré-RR por 1 a 0 em casa. Na ida, perdeu por 2 a 1. Já o São Francisco-BA empatou na primeira partida em 2 a 2 com o Caucaia-CE em Fortaleza. Em casa, o time baiano venceu por 1 a 0.
O Pinheirense-PA venceu o Viana-MA nos dois jogos, o primeiro por 1 a 0  e o segundo por 2 a 1. Com duas vitórias também ficou o Centro Olimpíco- SP, que derrotou o Atlético Mineiro. Na Vila Olímpica, o jogo terminou em 2 a 1 para as visitantes. E, no Pacaembu, o time paulista venceu por 5 a 0.
O São José-SP garantiu a vaga ao vencer, em casa, por 1 a 0, o Kindermann-SC. O jogo de ida terminou empatado em 1 a 1.
Para fechar os classificados, o Foz Cataratas-SC (CAMPEÃO DE 2011) venceu as duas partidas contra o Francana-SP. A primeira, em Foz do Iguaçu, terminou em 2 a 0. No jogo de volta, o time paranaense venceu por 1 a 0.

Confira os jogos de ida das quartas-de-final

Em Foz do Iguaçu, às 16 horas


Em Manaus, às 20h30


Em Belém, às 15 horas


Em São Januário, às 20h30

As quartas-de-final da Copa do Brasil de Futebol Feminino começam neste sábado, dia 28 de abril.

Mais informações: www.cbf.com.br

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Brasil conhece os adversários da primeira fase do futebol das Olimpíadas de Londres


Marta em jogo do
mundial 2011
contra os
Estados Unidos.
Foto: Arquivo Web
Os jogos Olímpicos de Londres 2012 estão se aproximando e o Brasil já conhece sua chave. Do dia  27 de julho a 12 de agosto a seleção feminina de futebol começa a galgar um sonho que nas últimas edições bateu na trave. 

O Brasil estreia contra Camarões, no dia 25 de julho, em Cardiff. Depois, no dia 28, a adversária será a seleção da Nova Zelândia, na mesma cidade. A última rodada da primeira fase será contra a Grã-Bretanha no estádio de Wembley, em Londres, dia 31 de julho.

Os Jogos Olímpicos não será fácil para o Brasil, pois todos os adversários são fortes. Não tem como dizer que a Seleção Feminina pegou o grupo mais fraco, porque Camarões eliminou a Nigéria, uma equipe que sempre se classifica para Olimpíadas. A equipe africana ainda é desconhecida da comissão técnica da Seleção Feminina, já que a seleção não disputou tantas competições, mas é dona de um preparo físico muito forte.
A Grã-Bretanha será formada por jogadoras da Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Já a Nova Zelândia é uma seleção que sempre consegue a classificação, tanto para Olimpíadas quanto para Mundiais e, desta vez, eliminou a Austrália para chegar nos Jogos.

As quartas-de-final das Olimpíadas serão no dia 3 de agosto, as semis no dia 6, e a final e disputa de terceiro e quarto lugares serão no dia 9.

Confira os grupos no feminino e no masculino

Grupos do torneio feminino:
Grupo A: 
Grã-Bretanha
Brasil
Nova Zelândia
Camarões


Grupo B: 
Japão
Canadá
Suécia
África do Sul


Grupo C: 
Estados Unidos
França
Colômbia
Coreia do Norte


Grupos do torneio masculino:


Grupo A
Grã-Bretanha
Senegal
Emirados Árabes
Uruguai


Grupo B
México
Coreia do Sul
Gabão
Suíça


Grupo C
Brasil
Egito
Bielorrússia
Nova Zelândia


Grupo D
Espanha
Japão
Honduras
Marrocos

Comissão observa de perto jogadoras que atuam fora do Brasil

Rosana em disputa de bola com Canadenses em amistoso.
Foto: Arquivo Web
O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Jorge Barcellos, viaja na próxima semana, dia 25 de abril, com seu auxiliar técnico, Eduardo Oliveira, para acompanhar as jogadoras da Seleção que atuam na Europa. A viagem faz parte da preparação das meninas para as Olimpíadas de Londres 2012.

Os integrantes da comissão técnica da Seleção ficarão na Rússia durante os dias 26, 27 e 28 de abril para acompanhar os treinamentos e uma partida das jogadoras que atuam no Football Club Roosiyanca: Aline Pellegrino, Ester e Cristiane.

Depois, Jorge e Eduardo viajam à Suécia, onde ficam de 28 de abril a 3 de maio. Na segunda parada na Europa, os dois assistirão a um jogo do Tyresö, clube em que Marta e Elaine atuam.

O último time europeu a ser visitado será o Olympique de Lyon, na França, em que joga Rosana.

Enquanto Jorge Barcellos e Eduardo Oliveira acompanharão as jogadoras que atuam na Europa, o preparador físico Vinicius Munhoz viajará pelo Brasil para assistir a alguns jogos, ainda não definidos, da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2012.
Babara em disputa de bola contra os Estados Unidos em amistoso.
Foto: Arquivo Web
Observar jogadoras é importante

Acredito muito que existam jogadoras que atuam no Brasil para servir a seleção. Para as Olimpíadas não há tempo para renovar e dar chances para jogadoras novas, mas para as Olimpíadas do Brasil em 2016, torço muito para que muitas meninas tenham a chance de trazer a medalha de ouro para o Brasil. 
Vamos aguardar e torcer para que a medalha venha, mas não a de prata mais uma vez. 


sábado, 21 de abril de 2012

Tabela do Campeonato Paulista de futebol feminino 2012

Foto: FPF

A Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela e o regulamento do Campeonato Paulista Feminino de 2012. A competição terá início no dia 06 de maio e término previsto para 23 de setembro.


Dezoito (18) equipes estão divididas em três grupos de seis equipes cada. Na primeira fase, todos jogarão entre si, classificando-se para a segunda etapa do Paulista as duas melhores colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas.


As equipes participantes tem até o dia 23 de abril para enviarem o ofício com as datas e locais dos jogos. A tabela completa estrá disponível após esta data.


Confira a tabela com os confrontos, mas ainda sem datas e locais definidos no link: http://www.futebolpaulista.com.br/arquivostemp/TAB_CAMP_FEM_12.pdf


Confira, também o regulamento no link: http://www.futebolpaulista.com.br/arquivostemp/REG_CAMP_FEMININO_12.pdf


Informações: www.futebolpaulista.com.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cilene agora é do Kindermann/Caçador- SC


Na tarde desta quarta-feira (18), uma novidade agitou o futsal feminino nacional. A fixa/ala Cilene, da Seleção Brasileira, eleita melhor jogadora de futsal do mundo em 2008, está mudando de equipe. A craque deixou o Jacareí Futsal (SP) e fechou com o Kindermann/Caçador (SC).
Cilene
Foto: Arquivo da Web
A transação foi concluída após o encerramento da relação da atleta com Jacareí, confirmado na manhã de quarta. A atleta já era desejada há tempos pelo clube caçadorense, tradicional nas disputas nacionais de futsal e com força no futebol de campo.

Feliz com o acerto, Cilene declarou ao site Caçador On Line: "O Kindermann é uma equipe de ponta. É um namoro antigo que agora se concretiza. Estou indo para Caçador em busca de grandes títulos". A atleta vai para Santa Catarina no final deste mês de abril, resolvendo antes questões pessoais em São Paulo e finalizando sua mudança de Estado.

Confira a matéria completa ni link: http://cilene6.webnode.com.br/

sábado, 14 de abril de 2012

Brasileiras no esporte pelo mundo: Jozi "Goleira da seleção brasileira e do Burela da Espanha"


Jozi com prêmio de melhor goleira do
Sul-americano da Venezuela de futsal feminino
Foto: Arquivo de Jozi

Ela é bicampeã mundial de futsal com a camisa verde e amarela e hoje atua no Burela da Espanha. Hoje eu tenho a oportunidade de falar de Joziane de Oliveira goleira da seleção brasileira de futsal feminino.

Nascida em 30 de junho de 1982, a canceriana de 29 anos nasceu na cidade de Chapecó- SC. Filha da Dona Terezinha e do Seu Telmar, Jozi tem seis irmãos e uma família cheia de orgulho e saudades da excelente arqueira.

Atualmente Jozi mora em Burela, um município da Espanha na província de Lugo, comunidade autônoma da Galicia, com população de aproximadamente 10 milhões de habitantes.

Eu tive a oportunidade de conversar com a goleira e mostrar um pouco mais da sua vida no futsal fora do Brasil e sobre sua carreira. Ela conta sobre seus objetivos na carreira sobre a seleção e sua atual equipe.

Seu início no esporte

Jozi começou no esporte praticando handebol. Foi atleta (goleira) de handebol por 8 anos e também jogou voleibol. Alta ela tinha estrutura física para esportes que exigissem uma boa estatura. O futsal surgiu por acaso na sua vida.
Jozi em atuação pelo Burela
Foto: Arquivo do Burela
"Meu vizinho era treinador de uma equipe feminina e eu costumava ir aos treinos e alguns jogos, para assistir. Quando lhe faltava uma goleira me pedia para participar. Em determinado momento sua equipe ficou sem goleiras, então ele pediu para que eu jogasse uma competição com sua equipe. A ideia não me atraiu muito, porque na época eu era apaixonada pelo handebol e também pelas diferenças do próprio esporte, mas para não "deixá-lo na mão" resolvi participar.  Resulta que ganhamos a competição e eu fiz grandes jogos, principalmente na final, um clássico contra o principal rival ADC CHAPECÓ X POPIOLSKI (atualmente Unochapecó Nilo Tozzo Aurora). Esta competição me motivou a participar mais dos treinos e competições, mas meu esporte preferido continuava sendo o handebol".

"Em 1999, minha equipe de handebol ficou sem patrocinadores e também foi o momento de tomar uma decisão em relação aos estudos. Eu acabava de concluir o ensino médio e necessitava trabalhar para poder entrar na faculdade. Foi quando surgiu o convite de Éder Popiolski para fazer parte do projeto do "Popiolski". Ele queria que eu fosse treinar com sua equipe e passar a me dedicar somente ao futsal. O convite veio vinculado a uma oferta de emprego, eu não pude dizer não. Confesso que a princípio a idéia me atraiu mais pelo trabalho do que pelo futsal. A partir desse momento a vida da goleira brasileira foi revolucionada.  Com a ajuda do técnico Éder Popiolski, ela treinou muitas horas para se adaptar as quadras de futsal. "No início defendia como goleira de handebol, demorei um monte para fazer quedas com as mãos. E minha história de "antipatia" pelo futsal virou uma história de amor". 

"Já são 13 anos de  futsal, 13 anos de muita dedicação, muitas alegrias, muitos títulos, muitas companheiras, muitas amigas, muita histórias inesquecíveis", explica.




Porque não o futebol?

Jozi possui uma estatura considerada acima da média para os padrões as goleiras do futebol feminino e poderia se arriscar no gol do campo, já que as goleiras no feminino são baixas. Mas o futsal é apaixonante e atrai verdadeiros amantes.

"Eu me aventurei também no futebol e acredito que poderia ter dado certo. Fui convocada algumas vezes para a Seleção principal e confesso que me saía bem. O motivo de não ter seguido no futebol é que eu tinha uma situação estável no futsal (salário, moradia e uma bolsa integral na faculdade) e eu não teria as mesmas condições no futebol, principalmente porque teria que deixar de estudar neste momento, explica. 

Equipes e títulos

"Comecei jogando com a já extinta ADC Chapecó; joguei por 4 anos no Popiolski, atualmente denominado UnoChapecó Nilo Tozzo Aurora;  no Kindermann por 6 anos e estou a quase 3 anos defendendo as cores do Burela Pescados Rúben - Espanha", explica a arqueira.

Títulos mais importantes com o Futsal:

Bi - Campeã do Torneio Mundial de Futsal Feminino.

Bi - Campeã Sul Americana.

Campeã Mundial de Futsal e Futebol Universitário.

Tri - campeã da Liga Nacional.

Tri - Campeã da Taça Brasil de Clubes.

Hepta - Campeã Catarinense.

Campeã da Copa Xunta - Espanha.

Prêmio de Melhor Atleta Universitária Brasileira – COB 2008

Premio de Atleta Universitária Destaque Catarinense - FCDU 2008

Seleção brasileira

"Minha primeira convocação foi no final de 2005 para jogos amistosos contra a Espanha. Eu e todas as atletas do futsal feminino esperávamos com ansiedade a lista de convocadas para esses amistosos. A Confederação acabava de designar um novo treinador para a Seleção Feminina e todas queriam fazer parte da lista. Eu estava confiante, vivia um bom momento com o Kindermann e também já tinha construído uma bonita história em Chapecó. Quando finalmente saiu a lista das convocadas a emoção tomou conta, uma euforia geral. A primeira coisa que fiz foi ligar pra casa, contar para toda família e dividir esse momento com eles", conta Jozi.

Eu pergunto sobre a disputa pela titularidade do gol da seleção brasileira e em sua equipe. Jozi é atleta de confiança do técnico Wander Iacovino, conta sobre como lidar com esta situação e tento tirar a receita para tanto sucesso.

Jozi e a companheira de seleção e profissão Giga Paraná.
Foto: Arquivo de Jozi
"É uma disputa dura e saudável tanto no clube como na seleção. Normalmente são 3 goleiras e sabemos que somente uma poderá começar o jogo. Eu dou o máximo e minhas companheiras também, nos treinos nos ajudamos e aprendemos uma com a outra. Eu costumo observar muito minhas companheiras e adaptar ao meu estilo o que elas tem de melhor", explica.

Para Jozi, uma diferença considerável entre os goleiros brasileiros e espanhóis é que os goleiros espanhóis são muito ágeis com as pernas nas bolas rasteiras. "Quando cheguei a Espanha defendia todas as bolas rasteiras fazendo queda e defendendo com a mão, não tinha essa agilidade para defender com as pernas e com minha companheira de equipe acontecia o contrário. Nosso treinador de goleiros (Neco), pouco a pouco foi trabalhando essas características em ambas e hoje executo melhor estas defesas e minha companheira também. Na hora do jogo a decisão de como defender é nossa, mas temos mais recursos" conta a goleira.

Quanto a ser atleta de confiança, Jozi não concorda. "Não sou titular absoluta no clube nem na seleção, a disputa pela posição acontece em cada treino e temos que ir conquistando este espaço a cada dia de trabalho. Logo, a decisão será do treinador. O que tento é dar o melhor de mim sempre, e me sinto feliz por muitas vezes ter alcançado o objetivo de ser a goleira titular do meu clube e da seleção" explica.

Jozi recebe troféu de melhor goleira do Sul-americano da Venezuela.
Foto: Arquivo de Jozi

A goleira diz que não há receitas para o sucesso. "Receita? Não existe nenhuma receita. O sucesso está em gostar de fazer o que se está fazendo e ir se aperfeiçoando a cada dia. Penso que a maneira como você enfrenta cada desafio e o quanto você se dedica para conseguir alcançar seus objetivos é o que determina se você terá sucesso ou não" diz a goleira.





A oportunidade de atuar na Espanha

A oportunidade de jogar fora do Brasil surgiu em 2009, quando sua atual equipe acabava de subir para a primeira divisão do futsal feminino espanhol e estava buscando uma goleira.

Atuação de Jozi em jogo da Liga Espanhola entre Burela x Elche
Foto: Arquivo assessoria Burela
"O diretor esportivo do clube entrou em contato com a Confederação Brasileira e pediu referencias sobre goleiras e então entrou em contato comigo. Começamos a negociação depois do Sul-Americano em setembro de 2009 e finalizamos em dezembro, quando finalmente tomei a decisão de deixar o Kindermann e viver essa nova experiência" .

Saudades do Brasil

"Do que mais tenho saudade é de minha família e de meus amigos, principalmente em datas festivas (aniversários, casamentos, batismos, páscoa, ano novo, dia das mães, dia dos pais, etc...) quando a família costuma estar reunida. Pagamos um preço por nossas escolhas e nesse caso é viver longe e não participar em muitos destes momentos" desabafa a goleira.

Espanha x Brasil

Jozi diz que a rotina de treinos é diferente da rotina que tinha no Brasil. "No Brasil chegava a ter 10 sessões de treinos semanais, aqui tenho 6 sessões de treinos semanais com bola (duração de 1:30h) e dois dias de academia. Não tenho uma rotina semanal de treinos específicos de goleiro, algumas semanas tenho, outras não, depende do tipo de trabalho que o treinador e o preparador físico têm preparado para a semana. 

Jozi em teino da seleção brasileira
Foto: Arquivo de Jozi
O lado financeiro do futsal feminino

"Minha condição financeira foi melhorando ao longo dos anos e também a situação de toda a categoria. Minha renda atual vem somente do futsal e eu felizmente posso me dedicar somente a isso. Mas, essa ainda não é a realidade da maioria das atletas de futsal. Nos melhores clubes do Brasil as atletas recebem salários e incentivos como: moradia, alimentação e também bolsas de estudos em universidades. Aqui na Espanha poucos clubes estão vinculados a Universidades, o salário pago as atletas é similar aos salários pagos no Brasil e os clubes também oferecem moradia, ainda assim, muitas atletas tem um segundo trabalho", explica.

Carreira e futuro

"Esta é minha terceira temporada com o Burela e como equipe vamos progressando a cada ano, mas nos falta um título. Gostaria muito de ganhar uma liga com essa equipe e também uma Copa da Espanha, seria perfeito". Jozi se formou em psicologia e está fazendo um máster em neuropsicologia. Ela pretende exercer a profissão quando deixar as quadras.

A melhor jogadora de futsal do mundo

Jozi fala sobre a melhor jogadora de futsal da atualidade e da importância de Vanessa para o esporte feminino brasileiro.

Vanessa, Jozi e Luciléia com prêmios individuais na final do 2º Torneio mundial de futsal feminino.
Foto: Arquivo da Web
"Indiscutivelmente a Vanessa merece este título e sinceramente acredito que seguirá com ela por muitos anos, ela é uma jogadora incrível. Vanessa está marcando época no futsal feminino, mas sou pouco otimista em relação a repercussão deste título a nível nacional. Espero que a história do futebol com Marta, eleita cinco vezes  a melhor do mundo não se repita no futsal. Espero que as conquistas de Vanessa agreguem valor ao futsal feminino e que a modalidade ganhe espaço na mídia.
Tive a oportunidade de conhecê-la melhor em sua passagem pelo Burela (moravámos juntas) e ela sabe quão grande é minha admiração por ela. Um beijo Nessa", explica e deixa seu recado para a melhor do mundo.

Jozi diz sobre a possibilidade de uma goleira ocupar esta posição algum dia. "Sinceramente não acredito que uma goleira possa ocupar este posto. O ideal seria uma disputa somente entre goleiras, seria mais justo.
Jozi em treino da seleção brasileira de futsal.
Foto: CBFS
Por fim Jozi deixa um recado para os leitores do blog e para as meninas que sonham em chegar aonde você chegou e em ser uma jogadora em um grande time.

"Tenha disciplina, perseverança e acredite sempre nos ensinamentos de seu treinador". Essas palavras foram ditas pelo nosso campeão olímpico Aurélio Miguel. Quando comecei a jogar li esta frase e nunca esqueci estas palavras e hoje depois de tantos anos dedicados ao esporte, digo sem dúvida nenhuma, que foi o melhor conselho que recebi. Um beijo a todos e que continuem incentivando este esporte tão lindo que é o futsal.

Eu deixo aqui os meus sinceros agradecimentos a Jozi, que sua carreira continue sempre prospera e cheia de conquistas.