|
Marta em jogo do mundial 2011 contra os Estados Unidos. Foto: Arquivo Web |
Os jogos Olímpicos de Londres 2012 estão se aproximando e o Brasil já conhece sua chave. Do dia 27 de julho a 12 de agosto a seleção feminina de futebol começa a galgar um sonho que nas últimas edições bateu na trave.
O Brasil estreia contra Camarões, no dia 25 de julho, em Cardiff. Depois, no dia 28, a adversária será a seleção da Nova Zelândia, na mesma cidade. A última rodada da primeira fase será contra a Grã-Bretanha no estádio de Wembley, em Londres, dia 31 de julho.
Os Jogos Olímpicos não será fácil para o Brasil, pois todos os adversários são fortes. Não tem como dizer que a Seleção Feminina pegou o grupo mais fraco, porque Camarões eliminou a Nigéria, uma equipe que sempre se classifica para Olimpíadas. A equipe africana ainda é desconhecida da comissão técnica da Seleção Feminina, já que a seleção não disputou tantas competições, mas é dona de um preparo físico muito forte.
A Grã-Bretanha será formada por jogadoras da Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Já a Nova Zelândia é uma seleção que sempre consegue a classificação, tanto para Olimpíadas quanto para Mundiais e, desta vez, eliminou a Austrália para chegar nos Jogos.
As quartas-de-final das Olimpíadas serão no dia 3 de agosto, as semis no dia 6, e a final e disputa de terceiro e quarto lugares serão no dia 9.
Confira os grupos no feminino e no masculino
Grupos do torneio feminino:
Grupo A:
Grã-Bretanha
Brasil
Nova Zelândia
Camarões
Grupo B:
Japão
Canadá
Suécia
África do Sul
Grupo C:
Estados Unidos
França
Colômbia
Coreia do Norte
Grupos do torneio masculino:
Grupo A
Grã-Bretanha
Senegal
Emirados Árabes
Uruguai
Grupo B
México
Coreia do Sul
Gabão
Suíça
Grupo C
Brasil
Egito
Bielorrússia
Nova Zelândia
Grupo D
Espanha
Japão
Honduras
Marrocos
Comissão observa de perto jogadoras que atuam fora do Brasil
|
Rosana em disputa de bola com Canadenses em amistoso.
Foto: Arquivo Web |
O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Jorge Barcellos, viaja na próxima semana, dia 25 de abril, com seu auxiliar técnico, Eduardo Oliveira, para acompanhar as jogadoras da Seleção que atuam na Europa. A viagem faz parte da preparação das meninas para as Olimpíadas de Londres 2012.
Os integrantes da comissão técnica da Seleção ficarão na Rússia durante os dias 26, 27 e 28 de abril para acompanhar os treinamentos e uma partida das jogadoras que atuam no Football Club Roosiyanca: Aline Pellegrino, Ester e Cristiane.
Depois, Jorge e Eduardo viajam à Suécia, onde ficam de 28 de abril a 3 de maio. Na segunda parada na Europa, os dois assistirão a um jogo do Tyresö, clube em que Marta e Elaine atuam.
O último time europeu a ser visitado será o Olympique de Lyon, na França, em que joga Rosana.
Enquanto Jorge Barcellos e Eduardo Oliveira acompanharão as jogadoras que atuam na Europa, o preparador físico Vinicius Munhoz viajará pelo Brasil para assistir a alguns jogos, ainda não definidos, da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2012.
|
Babara em disputa de bola contra os Estados Unidos em amistoso.
Foto: Arquivo Web |
Observar jogadoras é importante
Acredito muito que existam jogadoras que atuam no Brasil para servir a seleção. Para as Olimpíadas não há tempo para renovar e dar chances para jogadoras novas, mas para as Olimpíadas do Brasil em 2016, torço muito para que muitas meninas tenham a chance de trazer a medalha de ouro para o Brasil.
Vamos aguardar e torcer para que a medalha venha, mas não a de prata mais uma vez.