VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

domingo, 31 de março de 2013

NOVA EQUIPE DE FUTSAL FEMININO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DEIXA RIVALIDADE DE LADO PARA CONQUISTAR TÍTULOS

A nova equipe adulta de Futsal Feminino de São José dos Campos começou a treinar com sua nova comissão técnica na quarta-feira (20). Se preparando para competições em 2013 a equipe que tem Alexandre Buzzo como supervisor se une aos ex-integrantes da extinta equipe de Pindamonhangaba.

Artemiza e Bruna em último jogo entre as ex-rivais.
Numa fusão histórica entre a ex-comissão técnica de Pindamonhangaba e Buzzo Sports, o Futsal Feminino joseense vive uma nova era. Depois de muitas reuniões o Secretário de esportes de São José dos Campos reuniu o coordenador e técnico das equipes de base do Fadenp (Alexandre Buzzo) e a ex-comissão técnica de Pindamonhangaba liderada pelo técnico Marcos Dirrico (O Nenê) para propor uma união das equipes para representar a cidade nas competições na categoria adulta.

Com compromissos na Liga Nacional, Campeonatos Paulista, Regionais e Jogos Abertos, a equipe se prepara para tentar conquistar títulos para o povo joseense. Além dessas competições, a equipe tentar ir para o JABS (Jogos Abertos Brasileiros) que reuni todas as equipes campeãs dos jogos abertos em todo o Brasil. O pedido de vaga já foi feito, já que São José dos Campos é vice-campeão dos Jogos Abertos de 2012 realizados em Bauru. Pindamonhangaba não deve ir pelo fato da equipe ter sido extinta. 

Nova estrutura e nova filosofia de trabalho

A equipe principal do futsal joseense continuará com o nome Buzzo sports, mas com uma estrutura separada da categoria de base. A comissão técnica preferiu centralizar as atividades em um só local. O alojamento, os treinos com bola e academia estão localizados na zona norte de São José dos Campos. 

Essa manobra serviu para facilitar a locomoção das atletas para os locais de treinamento. Já os jogos serão mandados no Ginásio Vale do Sol com possibilidade de alguns jogos serem realizados na quadra de treinamento do Altos de Santana, já que os dois ginásios tem condições para receber público e jogos.

Rivalidade colocada de lado para conquistar títulos

A rivalidade entre as duas equipes era grandiosa, mas agora isso foi deixado de lado para que os objetivos sejam conquistados. Com 15 jogadoras a sua disposição o técnico Nenê deixa claro a igualdade entre as atletas, já que agora todas são Buzzo sports/São José dos Campos. 

A junção das duas equipes faz com que a equipe de São José se torne, teoricamente, a equipe mais forte da região e uma das equipes de elite no estado e até mesmo do Brasil. 

O elenco é composto por jogadoras vitoriosas e com nível elevado de técnica e com passagens por grandes clubes. 

Confira o elenco para 2013:

Artemiza Riquelme
Márcia Gomes
Sara 
Marina
Bruna
Tatinha
Tais
Camila (Pernanbuco)
Marina Loures
Rafaela 
Fran
Antônia
Mariel
Natali
Nayara
Paola

Jogos Regionais e Jogos Abertos serão disputados na categoria Livre

Desde que o Futsal Feminino foi incluído nos Jogos Regionais e Abertos em 2004, a organização dos jogos liberou apenas a categoria Sub 21. Essa condição fazia com atletas encerrassem suas trajetórias na modalidade quando completassem os 21 anos. 

Isso por que 90% das cidades não viam a necessidade de manter uma equipe adulta, já que o objetivo era pontuar nos jogos Regionais e Abertos. Nesta condição as atletas tinham a opção de migrarem para o Futebol de Campo (modalidade disputada na categoria adulta desde sua inclusão nos jogos). 

Para algumas a migração para outra modalidade não era viável, já que são modalidades distintas em condições físicas, táticas e em relação a dinamicidade do jogo. Para as apaixonadas por futsal isso era muitas vezes o fim da carreira.

Mas com a mudança de regras feita pela Secretaria de Esportes, laser e Juventude do Estado de São Paulo, tudo mudou. As atuais atletas tem a oportunidade de dar continuidade em suas trajetórias no esporte em que se sentem mais preparadas. A partir de 2013 todas as modalidades disputadas nas competições realizadas pelo Estado serão na categoria Livre. 

Isso vai adequar as competições realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo a realidade do esporte no Brasil.