VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Futsal em 2016: O que falta para ser modalidade Olímpica?


Sabemos que o futsal, feminino e masculino, busca seu lugar nas Olimpíadas desde sua existência. Para ser esporte olímpico é necessário que um pais sediante da Olimpiada o coloque como esporte de presentação. Lembre- se que a Olimpíada tem ocorrido em países onde o futsal não é tão jogado como é no Brasil. 

A luta para que o futsal se torne um esporte olímpico é difícil. Já há uma evolução significativa em relação a esta exigência, mas ainda temos alguns obstáculos a ultrapassar.

Infelizmente são inúmeros os motivos que fazem com que o Futebol de Salão não se torne olímpico, dentre eles destacamos interesses políticos, econômicos e jurídicos envolvendo associações, federações e confederações "nacionais e internacionais" nos cinco continentes.

A FIFUSA - Federação Internacional de Futebol de Salão, fundada em 05 de Julho de 1971 no Brasil e atualmente sucedida pela AMF Associação Mundial de Futsal  é a primeira e única entidade de personalidade jurídica, com direito privado em âmbito internacional, voltada exclusivamente a uma só modalidade esportiva o Futebol de Salão / Futsal e tem ao seu lado a Confederação Pan-americana de Futebol de Salão a Confederação Sul-americana de Futebol de Salão e a UEFS União Européia de Futebol de Salão. 

Hoje a AMF tem filiadas internacionais, com competências únicas e exclusivas para a organização, promoção e controle do Futebol de Salão / Futsal no mundo.

O Estatuto da Federação Internacional de Futebol de Salão, nos Arts. 1º e 2º, tem a definição da FIFUSA conforme os princípios dos Direitos Internacionais e Normas do Direito Democrático sobre a Livre Competência e Princípios de Reciprocidade da ONU (Nações Unidas - Tratado de Roma, Arts. 85º e 86º).

A FIFUSA sucedida pela AMF tem em seu Estatuto , Normas Exclusivas de REGRAS DO JOGO DO FUTEBOL DE SALÃO/FUTSAL próprias e com reconhecimento universal de todas as suas Associações, Federações e Confederações filiadas.

O que em conseqüência confere sua proporia personalidade jurídica e competências próprias, lhes assegura plenos direitos na organização e controle do Futebol de Salão / Futsal em seus respectivos âmbitos de atuação nacionais "entidades filiadas" e internacionais.

O Futebol de Salão mantém sua identidade, sua historia, sua dignidade e independência, nacional e internacionalmente.

Agora surge a real chance dessa que é a segunda modalidade mais popular do Brasil e presente em mais de 178 países de todos os continentes, fazer parte das modalidades definitivas nas Olimpíadas.

Alvaro Melo Filho em evento da FIFA
“A busca pelo lucro exacerbado é uma patologia que tem levado à demolição da humanidade e do planeta. Por que seria diferente com o esporte?”.

Para Alvaro Melo - Membro da comissão de futsal da FIFA - a proposta para resolver este problema é substituir o futebol pelo futsal nas Olimpíadas, mas isso é quase impossível, mesmo nos jogos aparecerem jogadores desconhecidos o futebol atrai um numero grande de expectadores por ser o esporte mais popular do mundo. 


Álvaro Melo descreve, inclusive, a sua proposta para resolver o problema: o futsal substituir o futebol nos Jogos Olímpicos. Ora, isso também não vai acontecer. Por que o COI - Comitê Olímpico Internacional - tiraria o esporte mais popular do planeta das Olimpíadas, abrindo mão da receita que ele gera? A tendência é ficar do jeito que está: o futebol, mesmo jogado por jogadores desconhecidos e seleções inexpressivas, no programa olímpico, e o futsal fora deste.


"A busca pelo lucro exacerbado é uma patologia que tem levado à demolição da humanidade e do planeta". 

Ele diz que se trata, por um lado, de uma questão técnica, que se resumiria ao número de modalidades que entra numa Olimpíada - 25 no mínimo e 28 no máximo. Assim sendo, o futsal tem chances apenas a partir de 2016, haja vista que para Londres 2012 o COI definiu o total de 26 modalidades. O fato é que para “alguém entrar alguém tem de sair”. Trata-se, portanto de uma regra. Porém, ao se interpretar a entrevista, vê-se que esta não é a questão central. 

De fato, o problema é político. Segundo Álvaro, o futsal tem sido utilizado como moeda de troca pelo COI para fazer barganha em relação ao futebol nas olimpíadas, em virtude do poder que o futebol tem de atrair público e, por conseqüência, de gerar mais receita do que outros esportes, o COI insere o futsal no programa, se a FIFA liberar 11 jogadores acima de 23 anos para disputarem as Olimpíadas. Se a FIFA liberar esse número de jogadores, teremos uma Copa do Mundo a cada dois anos. Portanto, ela não fará isso. Ela não entregará o seu “produto” para os dirigentes do COI. Portanto, o futsal não entrará no programa olímpico em Londres pelo menos.

O cartão de apresentação do futsal para entrar nas Olimpíadas é o seguinte: está sedimentado em 127 países e é jogado nos cinco continentes por crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Prova disso é que a Copa do Mundo de 2008 teve a presença de 20 países e um investimento estimado em R$ 80 milhões, e ainda temos um torneio mundial de futsal feminino realizado todos os anos desde 2010, ainda não reconhecido pela FIFA.

Brasil no segundo torneio mundial no Brasil

Como o feminino depende do desempenho do masculino, as mulheres podem esperar ainda mais para sentir a emoção de disputar uma Olimpíada, pois a politicagem de unir os principais órgãos responsáveis pelo esporte é inviável se depender dos políticos envolvidos no esporte mundial, já que o principal interesse é o dinheiro. Mas para as mulheres tudo é possível. Pode demorar, mas vamos chegar lá. Eu também faço parte desta luta, jogadoras e ex- jogadoras, assim como todas as precursoras do futebol e futsal feminino do mundo,  que deram o ponta pé inicial nesta luta.

Para o futsal em geral surge agora a real chance dessa que é a segunda modalidade mais popular do Brasil e presente em mais de 178 países de todos os continentes. 

2 comentários:

  1. Pena ver que as intervenções políticas e burocráticas, muitas das vezes, superam a vontade do povo! s= #QueremosFUTSALnasOlimpiadas (yn

    ResponderExcluir
  2. piada o COI querer botar a culpa na FIFA agora...ahahahha .. mas no fim, os 2 são amiguinhos e só querem é enganar o povo!! se eles querem, eles aumentam o número de modalidades na hora e inserem logo o masculino e o feminino na mesma Olimpiada...futebol é megafamoso em qqer modalidade( e que venha o futebol de praia tb!!) e FIM DE PAPO.

    ResponderExcluir