VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

domingo, 27 de maio de 2012

Final Paulista na Copa do Brasil de futebol feminino






A Copa do Brasil de Futebol Feminino já tem seus finalistas definidos. São José e Centro Olímpico são as duas equipes que decidirão o título.

No primeiro jogo do dia, o São José venceu o São Francisco-BA por 3 a 2 e garantiu a vaga. Na primeira partida, a equipe do interior paulista já havia vencido por 4 a 1. Assim, o Águia dá continuidade à boa campanha do ano, em que ganhou a Copa Libertadores da América e foi vice do Paulistão.

No segundo confronto deste sábado, o Centro Olímpico empatou por 1 a 1 com o Vitória de Santo Antão-PE, fora de casa, e também garantiu vaga nas finais, já que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0. A classificação, no entanto, não foi fácil. O Centro Olímpico saiu atrás no placar, teve uma jogadora expulsa e ainda precisou aguentar a pressão das donas da casa durante os seis minutos de acréscimo impostos pelo árbitro da partida no segundo tempo.

Os jogos das finais serão realizados nos dos próximos sábados, dia 02 e dia 09. A primeira partida será em São José dos Campos no Estádio Martins Pereira e o segundo jogo da final será na capital paulista.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Futebol feminino do Brasil é convocado para a penúltima fase de preparação para Londres 2012




Nesta quarta-feira (23) o técnico Jorge Barcellos convocou as atletas que irão representar o Brasil no futebol feminino em Londres. O Brasil tem pela frente um desafio contra as rivais, caso passem para as próximas fases, e contra dificuldades em que o futebol feminino brasileiro enfrenta no momento.

Desde que o Brasil perdeu o Pan de Guadalajara para o Canadá se instalou uma crise na modalidade incluindo o fim de uma das bases mais fortes da seleção brasileira - O Santos Futebol Clube. Algumas jogadoras foram acolhidas na equipe do Centro Olímpico, que no momento está na semifinal da Copa do Brasil e é vice-líder do Grupo 3 no Campeonato Paulista de futebol feminino, atrás apenas do Cotia Futebol Clube que está com um jogo a mais.

Mas nem tudo está perdido para a modalidade, pois abriram portas para outras equipes e atletas representando suas equipes, por mais que ainda seja pouca, na seleção. Prova disso é a convocação de jogadoras de 12 equipes diferentes, dessas temos 8 equipes brasileiras representadas por jogadoras convocadas.

O técnico Jorge Barcellos em treino na Granja Comary
Foto: CBF
Confira a lista das 25 jogadoras que irão participar da penúltima fase de preparação para as Olimpíadas de Londres, que acontecerá de 4 a 29 de junho, na Granja Comary:

1.      Andreia Suntaque - Juventus/SP
2.      Barbara Micheline - Foz Cataratas/PR
3.      Aline Pellegrino - Football Club Roosiyanca/Rússia
4.      Andreia dos Santos - Vasco
5.      Bruna - Foz Cataratas/PR
6.      Cristiane - Football Club Roosiyanca/Rússia
7.      Daiane (Bagé) - São José/SP
8.      Dani - Quinze de Piracicaba
9.      Debinha - Centro Olímpico/SP
10.  Elaine - Tyresö/Suécia
11.  Erika - Centro Olímpico/SP
12.  Ester - Football Club Roosiyanca/Rússia
13.  Fabi - Football Club Roosiyanca/Rússia
14.  Formiga - São José/SP
15.  Francielle - São José/SP
16.  Gabi - Centro Olímpico/SP
17.  Grazielle (Grazi) - Associação Portuguesa de Desportos - Lusa/SP
18.  Marta - Tyresö/Suécia
19.  Maurine - Centro Olímpico/SP
20.  Rafaelle - University of Mississippi/EUA
21.  Renata Costa - Foz Cataratas/PR
22.  Rosana - Olympique Lyonnais/França
23.  Tânia Maranhão - Vasco
24.  Thaisinha - Vitória/PE
25.  Thaís Picarte - Vitória/PE

Confira os grupos do futebol feminino em Londres:

Grupo A:

Grã-Bretanha

Brasil

Nova Zelândia

Camarões

Grupo B:

Japão

Canadá

Suécia

África do Sul

Grupo C:

Estados Unidos

França

Colômbia

Coreia do Norte

Os jogos do Brasil na primeira fase serão:

Brasil x Camarões
Dia 25 de julho, às 18h45 (14h45 de Brasília), no Millennium Stadium, Cardiff, País de Gales.

Brasil x Nova Zelândia
 Dia 28 de julho, às 14h30 (10h30 de Brasília), no Millennium Stadium, Cardiff, País de Gales.

Brasil x Grã-Bretanha
Dia 31 de julho, às 19h45 (15h45 de Brasília), no Wembley Stadium, Londres.





quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lyon- FRA é Bi-campeão da Women's Champions League 2011/2012


Nesta quinta-feira (17) em Munique na Alemanha aconteceu a final da Women's Champions League, onde a equipe do Lyon se sagrou Bicampeã da competição vencendo a equipe do Frankfurt. O palco da final contou a presença de mais de 50 mil torcedores, em sua maioria alemã, já que equipe do Frankfurt leva uma tradição e uma torcida muito grande na Alemanha.

Os gols foram de Le Sommer, aos 15 minutos, de pênalti, e de Abily, aos 28, com um belo voleio. Essa é apenas a segunda vez que uma equipe conquista a Champions feminina por duas vezes seguidas.

Torcida do Lyon.
Foto: uefa.com
O Lyon fez jus a sua fama de melhor equipe feminina do mundo que, além ter uma estrutura física com campos, que é gigantesca, gramado só para o feminino e se estiver nevando, campo sintético, quadra onde podem ser feitos os trabalhos, é um dos melhores do mundo e está muito à frente de muitas equipes de países campeões mundiais por aí. A equipe francesa tomou apenas 1 gol e toda a competição.
O Brasil esteve representado na final pela jogadora Rosana, assim como a Suécia com Lotta Schelin e a Suíça com a jogadora Lara Dichenmann.

Placar final
Foto: uefa.com
O futebol feminino europeu também vive um domínio de nível semelhante ao do Barcelona entre os homens. É um grupo de muito talento que é comandada pelo treinador Patrice Lair. Além de a equipe contar com os principais nomes do futebol feminino mundial, o Lyon se torna mais forte, até mesmo, que a seleção Francesa.
O primeiro time a conseguir o Bicampeonato da competição foi o Umea IK, da Suécia, que contou com a brasileira Marta no segundo título.
Esse é o segundo título do Lyon em menos de sete dias. No último fim de semana, as meninas do time francês superaram o Montpellier e conquistaram a Copa da França feminina.

Jogadoras do Frankfurt lamentam a derrota e perda do título.
Foto: uefa.com
O Frankfurt também vinha de final doméstica, perdendo o título da Copa da Alemanha para as meninas do Bayern de Munique.


terça-feira, 8 de maio de 2012

O "sexo frágil" invade o cenário do futebol paulista masculino


Nilmara Alves durante treinamento do Mantiqueira.
Foto: Gustavo Tilio

Literalmente no Brasil as mulheres estão cada dia mais quebrando tabus. Desde a presidenta Dilma à técnica do Mantiqueira de Guaratinguetá Nilmara Alves, o sexo frágil, que de frágil não tem nada, invade setores que apenas homens fazem parte da história. 

As mulheres sempre foram na maioria das vezes nulas em matérias do futebol dos homens, mas nos últimos dias Nilmara Alves mudou este cenário, sendo a primeira mulher a atuar como técnica no futebol paulista doa homens nos últimos tempos. 

Eu - Márcia Gomes -  tenho a oportunidade de saber mais sobre a mulher que foi atleta no futebol feminino e hoje é a técnica do Mantiqueira de Guaratinguetá, que disputa a segunda divisão do campeonato paulista de futebol masculino.

Nilmara Alves tem 31 anos e nasceu na cidade de Aparecida do Norte- SP, onde ainda mora. Formou-se em Educação Física na ESEFIC - Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro e conta como surgiu a ideia de ser técnica de futebol.

O Mantiqueira surgiu como escolinha, em 2005, mas só se filiou à Federação Paulista de Futebol em 2010 e agora disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, embora na prática seja a quarta divisão, pois antes dela existem a A1, A2 e A3. Nilmara está no projeto desde o início. Jogadora de pouco prestígio, formada em Educação Física e com diploma de treinadora, será a responsável por tentar o acesso à Série A3. A equipe do Mantiqueira começou o Paulistão da segunda divisão com o pé direito, vencendo o ECUS por 2 a 0 fora de casa. A partida foi realizada neste domingo (6) às 10h. Confira as declarações da treinadora após a vitória no vídeo abaixo.



"Sou formada em educação física e comecei a trabalhar na prefeitura de Aparecida do Norte com o futebol e futsal feminino e masculino infantil e com adolescentes. Foi surgindo vontade de trabalhar como preparadora física e com isso veio a oportunidade de trabalhar como Treinadora", conta a técnica do Mantiqueira.

A treinadora conta como começou sua história no seu atual clube - o Mantiqueira de Guaratinguetá.

"Minha história no com Mantiqueira é um pouco engraçada. Certo dia estava treinando futsal e meu treinador o Professor Luiz Fernando de Oliveira, um grande amigo, trabalhava numa escolinha de futebol chamada Núcleo do São Caetano. Acabei brincando com ele e dizendo: "Como faço para ganhar uma camiseta?"E ele me disse que eu teria que trabalhar para conseguir, porque nada vinha de graça, e essa escolinha estava precisando de um professor formado. Nessa época já estava formada, e foi aí que ela conversou com o dono da escolinha. Ele achou meio estranho mas me chamou para trabalhar e foi aí que fui conquistando meu espaço", explica a treinadora. 

Em 2011 o Mantiqueira se filiou a Federação Paulista de Futebol e Nilmara foi convidada a ser preparadora física do time nas categorias sub 15 e sub 17 no campeonato paulista, mas não parou por aí.

Nilmara Alves orienta seus atletas em treino
do Mantiqueira em Guaratinguetá-SP
Foto: Arquivo Mantiqueira
"O Dado - Fundador do Mantiqueira - me procurou para ser a treinadora da Equipe profissional, me apresentou a nova filosofia de trabalho e foi ai que resolvi aceitar, pois a nova forma de trabalho tinha a ver comigo. 

Antes de Nilmara ocupar o cargo de técnica do Mantiqueira, o Treinador Alberto Veraz era o treinador da equipe do Vale do Paraíba.

Sua trajetória no futebol feminino

Como uma boa amante dos esportes e principalmente do futebol, Nilmara começou sua trajetória como atleta aos 15 anos no futsal pelo Umuarama Clube de Aparecida em sua cidade natal.

"E fui convidada a jogar futebol de campo para uma cidade vizinha Guaratinguetá, para representar a cidade nos jogos regionais, e através desses jogos fui convidada e jogar por Lorena, onde disputei o Campeonato Paulista de Futebol Feminino, onde ficamos em terceiro lugar", diz a ex-atleta.

Depois de uma longa e linda história com o futebol feminino de sua cidade natal, Nilmara resolveu seguir como preparadora física, conciliando seu trabalho com a vida de atleta.

Nil Alves e Cristiane posam para foto em jogo
 contra a equipe de São José dos Campos em 2011
Foto: Luciane Valdívia
Nilmara também jogou pelas cidades de Pindamonhangaba, Taubaté, Cachoeira Paulista, e outras e fala sobre o cenário do futebol feminino, esporte que a projetou para sua atual profissão, no Brasil.

"O futebol feminino está muito abaixo do esperado, sem dúvida. É só você ver que as melhores jogadoras estão todas tendo que sair do país para conseguir viver do esporte. Mas acredito que, no Brasil, o esporte tem potencial para crescer. Só falta algumas empresas acreditarem e apoiarem. Temos muitas jogadoras boas que não conseguem se destacar por falta de oportunidade e apoio" explica a técnica e ex- atleta.

Perguntei a Nilmara o que ela acha do fato de ser uma mulher e dirigir um time só de homens.  "Sei que existe muito preconceito, mas no meu caso não vejo muito problema, pois  muitos jogadores vieram da categoria de base na qual trabalhei e conhece meu trabalho. O presidente confia e sabe do meu potencial, então estou tranquila para realizar meu trabalho. mas sei que, nos times que vamos jogar contra poderão ocorrer algumas provocações por ter uma mulher dirigindo uma equipe masculina, mas nesse caso estou muito tranquilha e não vou me preocupar com isso", desabafa Nilmara.

Nilmara tem a sua disposição uma equipe composta de 2 preparadores físicos, um fisioterapeuta, um massagista e um treinador de goleiros, todos homens.

Nilmara orientando atleta em treino em Guaratinguetá.
Foto: Gustavo Tilio

Eu pergunto se ela acha que outras mulheres podem ocupar um cargo como o dela. "As mulheres cada dia que passa estão ocupando mais espaço no cenário do futebol. Começou com  a Marta, que foi eleita melhor jogadora do mundo, e com isso surgiram mais jogadoras e, logo, mais mulheres em outras áreas no meio do futebol, na arbitragem, e agora como treinadora, é um ótimo passo para que mais mulheres sigam meu exemplo", lembra Nilmara.

A Professora fala sobre seus objetivos

" Acreditamos muito no acesso à Série A3. Nós sabemos do potencial da nossa equipe e dos nossos jogadores. Temos jogadores muito técnicos, inteligentes e habilidosos, e estamos trabalhando muito para que isso aconteça. Estamos dando um passo de cada vez, no momento estamos focados em passar para a próxima fase. Estamos treinando desde fevereiro, mas alguns jogadores já trabalho desde o ano passado que subiram da categoria de base, e outros a algum tempo desde quando ainda era uma escolinha núcleo do são Caetano", explica a treinadora.

Para finalizar, Nilmara deixa um recado para todos os leitores do blog e fala em sonhos. "Acredite no seus sonho, ele pode estar mais perto do que você imagina. Tudo que for fazer faça com amor e determinação. Tenha fé e acredite em você sempre" finaliza a treinadora.

Para a Nilmara e a equipe do Mantiqueira, desejo toda a sorte e que consigam o acesso para A3.

sábado, 5 de maio de 2012

Campeonato Paulista de futebol feminino: Cotia goleia na estréia

O Campeonato Paulista feminino se iniciou neste sábado (5) com o termino da primeira rodada na quarta (9). No sábado foram realizadas três partidas: Ferroviária 0 x 2 América São Manoel, Rio Preto 0 x 0 Francana, São Bernardo 0 x 4 Cotia Futebol Clube.

A goleada do sábado ficou por conta do Cotia Futebol Clube que foi até a cidade de São Bernardo do Campo com 18 atletas em condições de jogo. Houve um problema com a regularização da inscrições de mais três atletas. Ainda não sabemos o que acorreu de fato, já que a documentação de todas as atletas foram enviadas em ordem para a federação. Para a próxima rodada a equipe cotiana pretende estar com seu plantel de atletas reforçado e ir em busca de mais uma vitória.

Kaká foi o destaque com dois gols marcados enquanto Priscila e Aline, também marcavam para a equipe cotiana. O próximo compromisso do Cotia Futebol Clube será no dia 13 de maio às 10h no Estádio Euclides de Almeida na cidade de Cotia contra a equipe da Portuguesa de Desportos.

Ainda se enfrentam no dia 6 de maio: 

XV de Piracicaba x Ponte Preta

Juventos x São Vicente

ABD/Botucatu x Palmeiras

Paulista x Guarani

No dia 9 de maio se enfrentam:

Portuguesa de Desportos x AD Centro Olímpico

Taubaté x São José

Mais informações no site: www.futebolpaulista.com.br

Copa do Brasil de Futebol Feminino: Definidas as semi-finais

Neste sábado (5) aconteceram os confrontos dos jogos de volta da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2012. Muita emoção e jogos eletrizantes marcaram o sábado decisivo para 8 clubes. A competição mais importante do futebol feminino brasileiro é realizada desde 2007. Confira as equipes que já sentiram o gostinho de serem campeãs da competição:

2007
Campeão de 2007, o MS/SAAD Esporte Clube do Mato Grosso
 conquistou o título de Campeão da primeira edição
da Copa do Brasil de futebol feminino.
2008/2009
Em 2008 e 2009 o Santos Futebol Clube conquistou dois título
da Copa do Brasil. O time formado por  jogadoras da seleção brasiliera,
ganhou o apelido de "As Sereias da Vila".
2010
O Duque de Caxias Futebol Clube conquistou o título de 2010.


2011
E o campeão da edição de 2011 foi o Foz Cataratas do Paraná,
 que hoje  tem  um dos melhores plantéis de jogadoras do Brasil.
Na edição de 2012 restaram apenas 4 equipes em busca do título da 6ª edição da competição. São José-SP, Centro Olímpico-SP, São Francisco-BA e Vitória-PE disputam um lugar na final da Copa do Brasil.


São José-SP x Foz Cataratas
Foz Cataratas-PR
São José-SP



O campeão de 2011, que ganhou o jogo de ida por 1 a 0, perdeu o jogo de volta por 2 a 0. O São José que jogava em casa, no estádio Martins Pereira, não deu chances a equipe do Foz Cataratas. O clube do interior de São Paulo que é o atual campeão das Américas provou que realmente merece o título. Na semi final a equipe paulista enfrenta o Centro Olímpico.

Centro Olímpico x Vasco da Gama

Centro Olímpico-SP


Vasco da Gama

A equipe do Centro Olímpico conseguiu sua classificação após um empate no jogo de ida em São Januário por 0 a 0 e uma vitória no jogo de volta no estádio do Pacaembu em São Paulo . A vitória sobre as cariocas por 3 a 1 garantiu o Centro Olímpico na semi-final da Copa do Brasil contra o São José.

São Francisco- BA x Iranduba- MA
São Francisco-BA

Iranduba-AM
O São Francisco venceu as duas partidas das quartas-de-final e se garantiu na semi contra a forte equipe do Vitória. A equipe baiana venceu a primeira partida por 1 a 0 e no jogo de volta aplicou uma goleada de 4 a 1 na equipe do Iranduba-AM

Vitória-PE x Pinheirense-PA


Vitória-PE

Pinheirense-PA
O Vitoria-PE garantiu mais uma vez o seu lugar na semi-final eliminando o Pinheirense-PA. O time pernambucano enfrentará o São Francisco da Bahia.

O mando de campo das competição é definido por sorteio que será realizado no dia 7 de maio na sede da CBF. As partidas de ida da semi-final deverão acontecer no dia 12 de maio.

Mais informações: www.cbf.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Márcia Gomes se recupera para voltar a defender a Kurdana

Depois de 5 meses aguardando uma artroscopia do joelho direito, Márcia Gomes finalmente se submeteu ao procedimento no ultimo dia 27 de abril na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A equipe do Dr Leonardo Yukio do departamento de Trauma Esportivo do AME - Ambulatório de Especialidades - "Dr. Geraldo Bourroul", foram os responsáveis pelo sucesso da operação que durou 1h50m. 



A goleira passou por uma artroscopia decorrente de uma lesão do menisco lateral em "alça de balde", que impedia a atleta de realizar movimentos de mudança de direção e de alto impacto gravitacional, deixando a atleta fora das quadras desde dezembro de 2011.


" Eu me machuquei no treino que antecedia o segundo jogo das quartas-de-final do Metropolitano contra a equipe de Pinda. Foi difícil para mim superar a dor e a ideia de ficar longe de fazer o que eu gosto. A Professora Andressa de Azevedo me deu muito apoio assim como a equipe toda. Hoje, graças a Deus estou me recuperando e sentindo uma ansiedade diferente, com a certeza de que não vou esperar por mais tempo", explica a goleira.


A recuperação para este tipo de procedimento é rápida dependendo da fisioterapia. Márcia realiza sessões de fisioterapia 2 vezes por dia e prevê sua volta em no máximo 1 mês.


" Minha equipe precisa de mim, assim como de todas as atletas em boas condições físicas e que queiram fazer parte da família Kurdana. Eu me sinto parte do mundo quando estou atuando", desabafa a goleira.

Marcia em partida da Taça Brasil de clubes 2011
Foto: Ricardo Silva


Márcia ficou 4 anos fora das quadras por falta de oportunidade quando ultrapassou a idade limite para atuar em sua equipe na época, o Buzzo sports/FADENP de São José dos Campos. Depois de todo este tempo ela resolveu tentar novamente e na cidade de Cotia, onde logo em seu primeiro ano conquistou o campeonato paulista 2010 e foi premiada com o Troféu Tênis de Ouro em 2011.

Marcia em tempos de Buzzo Sports
" Enviei um e-mail para a Professora Andressa que me abriu as portas e eu agarrei a oportunidade como se fosse meu primeiro time. Já é a terceira temporada que atuo pela Kurdana e me orgulho muito disso" declara a goleira.



Outra companheira de equipe de Márcia vai passar pelo mesmo procedimento. Daniela, mais conhecida como Xininha, vai fazer uma artroscopia do joelho direito. A lesão é parecida com a da goleira Márcia.


"A Xina é uma guerreira, meu problema perto dos problemas físicos dela não são nada. Mas vamos voltar as quadras e campos juntas e com mais força do que nunca" promete a goleira.


A Kurdana tem muitos compromissos até o final do ano. Em 2011 Márcia participou de mais de 70 partidas, tanto de futebol de campo, quanto de futsal e pretende continuar com a marca logo que voltar a atuar.


Marcia comemora gol em partida da Taça Brasil de clubes 2011
"Este ano vamos disputar o Campeonato Paulista de campo e o Estadual de futsal, assim como todos os anos queremos chegar entre os melhores sempre. Vou perder alguns jogos, mas Deus está guardando o que é de melhor para mim. Quero dar uma dor de cabeça pra minha técnica antes de escalar as goleiras nos jogos. Tanto eu como a Tati temos condções e, ainda, temos a Letícia Cupertino de apenas 15 anos despontando nas partidas. Eu vou ter que "ralar" muito", finaliza a arqueira.



No próprio blog da goleira - www.marciagomes01.blogspot.com - vocês encontram notícias sobre as principais competições do Brasil e do mundo.


"Deixo aqui o meu abraço a todos e obrigada pelas orações e torcida" agradece a goleira.