VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Torneio Olímpico de Futebol Feminino: Última rodada da primeira fase


Nesta terça-feira (31) foi realizada a ultima rodada da 1ª fase do futebol feminino em Londres. Com as equipes praticamente definidas, o futebol feminino deu lugar a resultados magros e classificações dramáticas de Canadá e Nova Zelândia.

Japão empata com a Africa do sul e termina em 2º lugar

Diante da equipe da Africa do Sul que ainda não havia conquistado um ponto sequer e que entrou na terceira rodada da primeira fase com saldo de seis gols negativos, era de se esperar que as japonesas, atuais campeãs mundiais, fossem golear as sul-africanas.

Japonesa e sul-africana disputam a bola em jogo sem gols 

As comandadas de Norio Sasaki preferiram não correr riscos de uma derrota - que poderia colocar as japonesas na terceira colocação do Grupo F - e jogando com sete jogadoras reservas, acabaram empatando em 0x0 diante das sul-africanas. Com isso, o Japão terminou a 1ª fase na segunda colocação do grupo, com os mesmos cinco pontos da líder Suécia, enfrentando o Brasil nas quartas. Esse duelo das quartas de final, na sexta-feira, dia 3 de agosto, será em Cardiff.

Canadá também empata com a Suécia e é um dos melhores terceiro colocados

Enquanto isso, em Newcastle, o empate em 2 a 2 entre Canadá e Suécia deixou as escandinavas no topo do grupo e classificou as canadenses como uma das melhores terceiras colocadas do torneio olímpico. No movimentado duelo em Newcastle, na Inglaterra, a Suécia saiu na frente e deu impressão de que venceria o confronto com facilidade, mas acabou levando o empate do Canadá no finzinho. 

Canadense cabeceia bola para o gol sueco para empatar a a partida
O resultado de 2 a 2, no entanto, não desagradou, classificando ambas as equipes para os mata-matas do Torneio Olímpico de Futebol Feminino. As suecas, com cinco pontos, terminaram na primeira colocação do Grupo F, superando o Japão no saldo de gols. Agora, elas viajam a Glasgow para enfrentar o segundo colocado do Grupo G que ficou com a seleção da França. Com quatro pontos, as canadenses também avançaram como uma das melhores terceiras colocadas e enfrentarão a Grã- Bretanha.

Estados Unidos  se classifica invicto com vitória magra sobre a Coreia do Norte

Os Estados Unidos não venceu pelo placar que costuma vencer, mas, já classificada, a seleção americana  enfrentou a Coréia do norte com o time completo. Os Estados Unidos já haviam entrado em campo classificados para as quartas de final. A Coreia do Norte jogava como a terceira colocada de sua chave, precisando, então, de um resultado melhor para tentar se classificar para a próxima fase, já que Nova Zelândia e Canadá fizeram o dever de casa. Apesar disso, a técnica Pia Sundhage, não arriscou e escalou suas principais atletas. O que agradou ao volumoso grupo de torcedores norte-americanos na arquibancada.E o gol logo cedo acabou compensando a estratégia da vitoriosa treinadora. 

Wambach (14) comemora seu gol com as companheiras

Além disso, a Coreia do Norte não conseguiu acertar sequer um chute na meta durante todo o primeiro tempo. Wambach ainda teve mais duas chances de se distanciar na artilharia dos Estados Unidos, já que a artilheira é a maior em olimpíadas em seu país passando a lendária Mia Hamm, mas viu, aos 29 minutos, a goleira norte-coreana fazer uma boa defesa depois de seu cabeceio, e ainda acertou a trave aos 39. Com o gol de Wamback os Estados Unidos se classificou invicto na competição.

França vence a Colômbia e se classifica em segundo do Grupo G

Francesas comemoram o gol contra as colombianas
A vitória das francesas de 1x0 sobre a Colômbia em Newcastle, na Inglaterra, confirmou a classificação das Bleues as quartas de final do Torneio Olímpico de Futebol Feminino. Com a segunda colocação da chave, com seis pontos conquistados, as francesas ficaram atrás de ninguém menos que a seleção dos Estados Unidos. Elas enfrentam agora a Suécia, na repetição da decisão pelo terceiro lugar no último Mundial Feminino da FIFA, vencida pelas suecas por 2 a 1. Já as colombianas estão eliminadas. 

Brasil perde para a Grã-Bretanha e deixa dúvidas sobre a conquista do ouro

Em um jogo franco, a seleção britânica deixou os espectadores presentes no Wembley orgulhosos com uma vitória por 1 a 0 sobre o Brasil, nesta terça-feira, para encerrar a primeira fase do Torneio Olímpico de Futebol Feminino Londres 2012. Foi uma bela estreia do futebol feminino no legendário estádio, que estava cheio, com 70.584 pessoas, e viu milhares de flashes das câmeras fotográficas piscarem antes do apito inicial. 

Stephanie Houghton dribla Andréia antes de fazer seu gol contra o Brasil
Foto: @cris1110
A euforia dos presentes já era grande e ficou maior ainda quando as anfitriãs marcaram o gol mais rápido do Torneio Olímpico feminino, logo aos dois minutos. KellySmith cobrou o escanteio da direita, e a defesa brasileira falhou em afastar. Ligada, Karen Carney, então, manteve a bola em jogo, escapou das defensoras e tocou para Stephanie Houghton, que passou por Andreia e bateu para marcar.

No segundo tempo um pênalti a favor da Grã-Bretanha que foi defendido pela goleira brasileira que salvou o Brasil de um vexame. Com muitos passes errados e sem conseguir fazer a goleira Inglesa defender um chute difícil, o Brasil colocou em dúvidas a capacidade de chegar a final e conquistar a medalha de ouro. A partida, que teve 29 finalizações no geral, marcou o encerramento do Grupo E, com o Team GB na liderança, com duas vitórias, cinco gols marcados e nenhum sofrido. 

Britânicas comemoram vitória história
As duas equipes já estavam classificadas, e a liderança ficou com a Grã-Bretanha, que agora enfrenta o Canadá nas quartas de final. As brasileiras avançam com o segundo lugar e terão de encarar as campeãs mundiais do Japão.

Nova Zelândia se classifica após vitória sobre Camarões

A Nova Zelândia venceu Camarões por 3 a 1, em Conventry, e garantiu sua classificação para as quartas de final. Essa foi a primeira vez que as kiwis conseguiram passar pela fase de grupos em uma competição feminina da FIFA. O time da Oceania ficou na terceira colocação do Grupo E, também, avançou como um dos melhores terceiros colocados, ao lado do Canadá, eliminando uma seleção tradicional como a da Coreia do Norte. Até essa partida, nenhuma das seleções havia balançado as redes no torneio. 


Meninas da Nova Zelândia comemoram classificação inédita para a segunda fase das Olimpíadas

As neozelandesas haviam perdido por 1 a 0 tanto para a Grã-Bretanha como para a Seleção Brasileira. Já as camaronesas haviam sido superadas por esses adversários, respectivamente, por 3 a 0 e 5 a 0. Melhor para as Kiwis, que fizeram sua parte e fizeram história.

Confira os confrontos das quartas de final:


Informações: www.fifa.com

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Estadual de Futsal feminino A1 recomeça no dia 1º de Agosto

Depois de uma pausa para os Jogos Reginais, o Estadual Feminino de Futsal retoma suas atividades a partir desta quarta-feira (1). Antes do início da Liga Futsal Feminina, as equipes paulistas encerram a primeira fase do campeonato dia 25 de agosto.

Para abrir a rodada um grande jogo entre a equipe da ACEK/Cotia e São Caetano/Drummond/NS/Construban. A partida será realizada na cidade de Cotia a partir das 16h no Ginásio de Esportes da cidade.

A equipe cotiana está em 5º lugar lutando para se classificar para as semifinais da competição. É um confronto direto com a equipe de Pinda E.C./A.A. Ferroviária que se encontra na 4ª posição na tabela com 2 pontos a mais que a ACEK/Cotia em 13 jogos. O jogo contra as pindenses será no dia 11 de agosto em Pindamonhangaba às 16h. Um jogo imperdível. 

A equipe do São Caetano/Drummond/NS/Construban é o lider do campeonato no momento, apesar de ter cumprido 15 rodadas contra 13 do 2º colocado que é a equipe do C.S.S. II Exército/G.E. Osasco/Ita Wag/Unip. 

O terceiro colocado na competição é o C.A. Taboão da Serra/Uni Italo/Dp Sports que se encontra com 12 jogos cumpridos na competição (a equipe que menos jogou no primeiro semestre).

Próximos jogos:



Confira a classificação atualizada:


Informações: www.futsal.com.br

sábado, 28 de julho de 2012

Resultados do Futebol Feminino em Londres

Em jogo morno o Brasil vence a Nova Zelândia

O Brasil não jogou bem , mas mesmo assim saiu com a vitória de 1x0 sobre a Nova Zelândia. Com um gol de Cristiane no final do segundo  tempo o Brasil conseguiu sua segunda vitória seguida na primeira fase das Olimpíadas. O próximo compromisso da Seleção Feminina será diante da equipe da anfitriã Inglaterra na terça-feira (31) às 15:45h (horário de Brasília).


Cristiane disputa bola com zagueira da Nova Zelândia

Estados Unidos x Colômbia


Os Estados Unidos derrotam a Colômbia por 3x0 e ficam muito próximos da vaga na segunda fase do futebol feminino. Megan Rapinoe foi o destaque do confronto e abriu o placar aos 32 minutos da primeira etapa. Dominando inteiramente a partida e mostrando superioridade, as estadunidenses foram pouco exigidas e aproveitaram um rápido apagão do time colombiano para ampliar o resultado. Aos 29 minutos da etapa final Abby Wambach fez o segundo gol e se torna a maior goleadora em Olimpíadas no seu país superando Mia Hamm, aos 31, Carly Lloyd deu números finais ao confronto. Na próxima terça-feira os Estados Unidos enfrentam a Coreia do Norte e a Colômbia enfrenta a França.

Seleção Americana

França e Coreia do Norte


A França goleou a Coreia do norte pelo placar de 5x0. O primeiro tempo terminou com a França na frente por apenas um gol de diferença. As francesas desencantaram na segunda etapa fechando a partida com goleada e se recuperando na competição, já que elas perderam para os Estados Unidos de virada pelo placar de 4x2.


França se recupera na competição
O Reino Unido passa por Camarões e decide o primeiro lugar do Grupo E contra o Brasil 

Britânicas comemoram gol contra Camarões
As anfitriãs, o Reino Unido, bateu a Seleção de Camarões por 2x0 e segue na cola do Brasil no Grupo E. A equipe Inglesa, também, conseguiu sua segunda vitória, ficando em segundo da chave apenas por saldo menor de gols. Enquanto o Brasil está com um saldo de 6 gols, as inglesas marcaram apenas 3 gols. A decisão pelo primeiro lugar da chave será decidido num confronto direto contra as brasileiras no dia 31 de julho.

O Canadá passa pela Africa do Sul após derrota para o Japão e se recupera

Sinclair comemora um de seus dois gols contra a Africa do Sul
O Canadá conseguiu vencer a Africa do Sul por um placar de 3 x 0 e segue na luta pela classificação. O próximo desafio das canadenses será frente a equipe da Suécia. O Grupo F é considerado o grupo da morte, por ter 3 seleções com plenas chances de classificação e tradição no futebol feminino mundial. Christine Sinclair (2) e Melissa Tancredi (1) foram as autoras dos gols canadenses.  

O Japão fica apenas com o empate contra a equipe da Suécia

Atacante japonesa disputa bola com zagueira suéca
Pelo Grupo F o Japão enfrentou a Suécia que não saíram do 0x0. Numa reedição da semifinal da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, japonesas e suecas protagonizaram na segunda rodada do Torneio Olímpico de Futebol Feminino uma partida mais travada do que aquela do ano passado, quando o Japão venceu por 3x1 e chegou à decisão. Depois de terem vencido na primeira rodada, os dois times entraram em campo em Coventry cautelosos e sabendo que, muito provavelmente, estaria em jogo a primeira colocação do Grupo F. A Suécia sai na vantagem e é a primeira da chave até o momento pelo saldo de gols. Enquanto o Japão tem 1 gol de saldo a Suécia tem 3 gols.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Atacante Cristiane bate recorde em Olimpíada


Cristiane em partida contra Camarões na estreia do Brasil em Londres 2012

No momento em que o Brasil entrou no campo do Millennium Stadium para sua estreia diante de Camarões, já quebrava um recorde histórico: com o apito inicial, a meio-campista Formiga se tornava a única jogadora a ter participado de pelo menos uma partida em todas as edições do Torneio Olímpico de Futebol Feminino, desde a competição inaugural, em Atlanta 1996.
Mas ainda havia mais um recorde reservado para a goleada brasileira em Cardiff. A dez minutos do final, o placar marcava 3 a 0 e a atacante Cristiane, que viera do banco de reservas no intervalo para substituir Thais Guedes, recebeu um lançamento preciso de Marta. Driblou a goleira Annette Ngo Ndom e marcou seu 11º gol em edições dos Jogos Olímpicos – quebrando o empate em dez gols que tinha com a alemã Birgit Prinz, já aposentada, na condição de maior artilheira da história do torneio.
Marta foi o grande destaque da seleção brasileira na vitória sobre Camarões na estreia do torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Londres, mas quem entrou para a história da competição foi Cristiane. 
Cristiane começou o duelo no banco de reservas, mas entrou durante o segundo tempo para deixar sua marca e dar uma assistência para Marta. A atacante está na sua terceira participação nos Jogos e deixou para trás a alemã Birgit Prinz, já afastada do futebol.
“Eu nem sei dizer como eu me sinto. É um momento de muito orgulho, mas a primeira coisa que passou pela minha cabeça quando eu marquei o gol foram as quatro semanas que eu passei me recuperando de uma lesão e treinando sozinha, pensando que eu poderia perder a Olimpíada”, disse a jogadora após a estreia em Cardiff, no País de Gales.
Sem Prinz no páreo, a maior concorrente de Cristiane na disputa é a companheira de time Marta. A camisa 10 marcou duas vezes em Camarões e chegou aos oito gols em Jogos Olímpicos.

Balanço do 1º dia do Futebol feminino nas Olimpíadas de Londres


Goleadas e polêmica marcaram o primeiro dia do Futebol Feminino nas Olimpíadas de Londres 2012. Confira os resumos das 6 partidas realizadas hoje na terra da Rainha.

Placar modesto em jogo entre Grã-Bretanha e Nova Zelândia

Em partida que marcou o primeiro evento esportivo destes Jogos Olímpicos, O Reino Unido venceu a seleção da Nova Zelândia por 1 a 0, em jogo realizado no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. A partida foi válida pelo grupo E, que também inclui Brasil e Camarões.


Steph Houghton comemora seu gol

As britânicas dominaram a maior parte do jogo e criaram chances suficientes para impor um placar mais elástico sobre as adversárias. As neozelandesas, por sua vez, tentarão se recuperar da derrota desta quarta-feira contra o Brasil, no sábado, dia 28, às 10h30.

Formada há pouco mais de um mês para a disputa dos Jogos, a seleção britânica conta com duas jogadoras escocesas, sendo as demais atletas inglesas. Uma delas é a atleta de origem Nigeriana, Aluko, que foi o destaque do primeiro tempo.

O gol britânico saiu na cobrança de falta de Steph Houghton, aos 19 minutos. Da entrada da área, a britânica bateu no canto direito da goleira Bindon que, encoberta pela barreira, não consegui reagir a tempo. A jogadora do Arsenal entra para a história como autora do primeiro gol da história do time de futebol britânico feminino.

Virada espetacular na partida entre Estados Unidos e França

Uma das favoritas à medalha de ouro, a seleção dos Estados Unidos estreou com o pé direito nos Jogos de Londres em partida disputada nesta quarta-feira, em Glasgow, no estádio Hampden Park. Apesar de levarem um susto ao sofrer dois gols das francesas em apenas 13 minutos de jogo, as americanas mostraram o porquê de serem tricampeãs olímpicas e venceram o duelo de virada, por 4 a 2, acabando com uma invencibilidade de 17 jogos das rivais. Dois dos quatro gols foram marcados pela musa Alex Morgan. Wambach deixou sua marca e Lloyd com um golaço no ângulo. A partida foi válida pelo Grupo G, que ainda conta com Colômbia e Coreia do Norte.

Americanas comemoram um dos gols de Alex Morgan


A seleção dos Estados Unidos volta a campo neste sábado, dia 28, em duelo contra a Colômbia, às 13h (horário de Brasília). Já as francesas têm encontro marcado com a seleção da Coreia do Norte, no mesmo dia, mas às 15h45.

Jogo polêmico entre Coreia do Norte e Colômbia

O esporte ficou de lado já no primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Londres. A Coreia do Norte bateu a Colômbia por 2 a 0, mas a partida ficou marcada por uma gafe do Comitê Organizador. Antes da partida, na apresentação as equipes, a bandeira do país asiático foi trocada justamente pela Coreia do Sul. As nações estão separadas e em conflito desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A gafe causou um incidente diplomático, e as norte-coreanas ameaçaram não entrar em campo.


Norte Coreanas comemoram um dos gols após polêmica com bandeiras.

A organização formalizou um pedido de desculpas para contornar a situação e evitar um incidente de maiores proporções. "Hoje, na partida de futebol feminino no Hampden Park, a bandeira da Coreia do Sul foi exibida no telão, ao invés da bandeira da Coreia do Norte. Claro que é um erro. Nós vamos pedir desculpas à equipe e ao Comitê Olímpico Nacional e medidas serão tomadas para garantir que isso não aconteça novamente", disse o Comitê.

A Coreia do Norte aceitou as desculpas, mas a partida teve seu horário de início remarcado, passando das 15h45 para as 16h50. Antes do apito inicial, um momento de emoção: o público presente aplaudiu imensamente após a execução do hino norte-coreano.

Com a bola rolando, a seleção asiática não brilhou, mas dominou a partida diante de uma frágil equipe colombiana. O primeiro gol saiu aos 39min do primeiro tempo, quando a defesa tentou tirar e a bola desviou em Song Hui Kim antes de entrar. No fim do duelo, aos 41min, a mesma jogadora encobriu a goleira e confirmou o triunfo.

Na próxima rodada, sábado, a Colômbia enfrenta os EUA, favoritos ao título, às 13h (horário de Brasília). No mesmo dia, a Coreia do Norte encara a França, às 15h45, esperando que o foco seja apenas o futebol. 

Goleada na partida entre Camarões e Brasil

O Brasil não se importou com o nervosismo da estréia e aplicou a maior goleada das Olimpíadas de Londres até o momento. Com gols de Francielle, Renata Costa, Cristiane e Marta que marcou 2 gols na partida.

Cristiane comemora gol que fechou a goleada de 5x0 sobre Camarões

O jogo foi decidido já nos 10 primeiros minutos, quando Francielle e Renata Costa fizeram 2 a 0. No segundo tempo, Marta, até então apagada, apareceu no jogo. Sofreu um pênalti e converteu, com direito a dancinha na comemoração. Depois deu uma assistência para Cristiane driblar a goleira e marcar e fechou a goleada após bela jogada de Cristiane.

Com o triunfo no estádio Millennium, a seleção do técnico Jorge Barcellos larga na frente na chave, pois leva vantagem no saldo de gols. No jogo anterior, também em Cardiff, o Reino Unido ganhou da Nova Zelândia por 1 a 0.

A partida não atraiu a atenção dos britânicos. O gigantesco estádio Millennium, com capacidade para mais de 74 mil pessoas, estava vazio. A maioria dos torcedores foi embora após assistirem à estreia das donas da casa na preliminar.

O próximo compromisso do Brasil será frente a Nova Zelândia às 10:30h da manhã de sábado dia 28 de julho.

Japão confirma favoritismo diante do Canadá


A japonesa Nahomi Kawasumi vibra com gol contra o Canadá 

O Canadá enfrentou uma das equipes favoritas nas Olimpíadas de Londres e se deu mal. As japonesas comandadas pela melhor do mundo Homare Sawa venceu a equipe canadense por 2x1. Após abrir vantagem de 2 gols de diferença o Japão acabou tomando um gol na segunda etapa da partida, mas soube administrar a vantagem. Os gols foram marcados por Nahomi Kawasumi e Aya Miyama para o Japão e Tancredi descontou para as canadenses. No sábado a equipe Japonesa enfrenta a Suécia e o Canadá enfrenta a Africa do Sul.


Suécia x Africa do Sul

A Suécas golearam a Africa do Sul por 4x1 e lidera o Grupo F. No Sábado a Suécia enfrenta a equipe do Japão, equipe que eliminou a equipe suéca na última Copa do mundo por um placar de 3x1. Este jogo promete muita emoção.


Suécas comemoram gol em partida frente a Africa do Sul
O Torneio Olímpico de Futebol Feminino continua no sábado com mais 6 partidas. Confira a classificação:



Futebol Feminino do Brasil estreia hoje contra Camarões

Começa hoje a caminhada das meninas do Brasil nas Olimpíadas de Londres. O adversário é a seleção de Camarões. O jogo será em Cadiff - País de Gales - às 14:45h (horário de Brasília).

Add caption
O técnico Jorge Barcellos optou por substituir a zagueira Bagé pela jovem Bruna. A lateral Danielli, que  foi convocada nesta segunda-feira para substituir Elaine, que teve uma lesão muscular no adutor, não esta entre as titulares. Dani esteve na Granja Comary durante todas as convocações desde o início do ano e participou dos amistosos de março e abril, contra o Canadá, Estados Unidos e Japão.

O Brasil entrará em campo com:

Andréia Suntaque
Fabi
Aline Peregrino
Bruna Benites
Francielle
Formiga
Ester
Renata Costa
Rosana
Érica
Marta 
Cristiane


terça-feira, 17 de julho de 2012

Com gols de Formiga e Grazi, Brasil bate o Canadá e conquista a Copa da Suíça


A reserva Grazi virou a heroína da seleção brasileira no título da Copa da Suíça, torneio preparatória para a Olimpíada. A atacante entrou no segundo tempo e anotou o gol da vitória aos 49 min, 2 a 1 sobre o Canadá. Na comemoração, Grazi tirou a camisa e correu em direção ao banco de reservas para celebrar. Levou o amarelo por extravasar na comemoração.
A seleção do técnico Jorge Barcellos vencia por 1 a 0 até os 48 min da etapa final, gol de Formiga. Entretanto, a capitã Aline furou ao tentar afastar uma bola na área e permitiu que Sinclair empatasse. Na sequência, as brasileiras reiniciaram a partida no meio-campo, Marta partiu pela esquerda, fez uma bela jogada e cruzou na área, para Grazi se antecipar à defesa e garantir o título.


No último sábado, foi a veterana Formiga quem brilhou. Ela entrou no segundo tempo, quando o placar apontava 1 a 1 diante da Colômbia, e marcou o gol da vitória, aproveitando um rebote numa cobrança de falta de Marta. Na final desta terça, a atleta de 34 anos iniciou como titular e voltou a se destacar no ataque.
O Brasil dominou o primeiro tempo, quando frequentou o campo de ataque e abriu o placar. Em cobrança de escanteio, Marta cruzou na área e Formiga bateu de primeira, rasteiro. No segundo, as canadenses buscaram mais o ataque e empataram no finalzinho. O Brasil respondeu na sequência quando Grazi foi às redes.
Barcellos mandou a campo a seguinte escalação: Andreia Suntaque, Fabiana, Bruna Benites, Aline Pellegrino, Renata Costa e Maurine; Francielle, Formiga e Ester; Thaisinha (Grazi) e Marta.
No Grupo E da Olimpíada, o Brasil estreia dia 25 contra o Camarões, em Cardiff. Na sequência, encara Nova Zelândia e fecha a participação na primeira fase contra as donas da casa. Já o Canadá está no Grupo F e encara Japão, atual campeão mundial, Suécia e África do Sul.

sábado, 14 de julho de 2012

Experiência, show do ataque e defesa afiada em busca do Ouro inédito para o Futebol Feminino do Brasil


Em fase final de preparação, a Seleção brasileira de futebol feminino está na Suíça em um torneio preparatório para as Olimpíadas de Londres. Na estreia da Copa da Suíça o Brasil enfrentou a Colômbia.

A seleção teve bastante trabalho, mas conseguiu derrotar a Colômbia, neste sábado. As comandadas do técnico Jorge Barcellos saíram na frente, sofreram o empate, mas conseguiram a vitória por 2 a 1 diante das adversárias sul-americanas, que também estarão na Olimpíada.

O Brasil começou a partida melhor, mas criando poucas oportunidades. Na primeira boa jogada de Marta, a meia rolou para Rosana, que bateu de direita no ângulo esquerdo da goleira e fez 1 a 0. O placar seguiu inalterado por toda a primeira etapa, mas logo na volta do segundo tempo a Colômbia empatou, com Velásquez. O gol da vitória brasileira só saiu após cobrança de falta, em que Marta acertou a trave e a veterana Formiga, que havia acabado de entrar, aproveitou o rebote.

Rosana

O Brasil volta a campo pela Copa da Suíça na próxima terça-feira para enfrentar o Canadá, que na primeira partida deste sábado venceu a Nova Zelândia por 2 a 1. A seleção estreia em Londres no próximo dia 25 contra o Camarões, em Cardiff. Na sequência, encara Nova Zelândia e fecha a participação na primeira fase contra a Grã-Bretanha.

Na partida deste sábado, o técnico Jorge Barcellos escalou a equipe com: Barbara, Fabiana, Aline Pellegrino, Renata Costa, Bruna Benites e Maurine; Francielle, Ester e Rosana (Formiga); Thaisinha e Marta.

Ataque dá show

Marta e Thaisinha mais uma vez mostraram o gingado brasileiro e como são boas com a bola no pé. Contra a Colômbia, nenhuma das duas marcou gol, mas deram um show que fez a torcida ir à loucura.

Marta

No primeiro tempo, além de participar de várias jogadas pela esquerda com Maurine, Thaisinha foi essencial no primeiro gol. A atacante recebeu a bola de Bruna Benites e como estava muito marcada, teve que disputar no alto, a bola com a zagueira colombiana. Mesmo sendo bem mais baixa que a adversária, a brasileira ganhou a bola e tocou para Marta, que adiantou para Rosana e esta abriu o placar.
Já a camisa 10 da Seleção, apesar de ser a referência do Brasil na frente no campo, voltou muitas vezes para colaborar na defesa. E foi responsável por tirar a bola da atacante colombiana quando esta ia soltar uma bomba da grande área.
Além disso, no segundo tempo, Marta cobrou a falta que originou o gol de Formiga. A atacante do Brasil chutou a bola no travessão e a sobra foi de Formiga, que fechou o placar a favor da Seleção, Brasil 2 a 1.
Esta é a primeira vez que Thaisinha disputará uma Olimpíada. Para muitos, pode ser considerada uma jogadora sem experiência. Mas não é bem assim. A mais nova do grupo, com 19 anos, começou na Seleção Feminina Sub-17 aos 13.
Desde que iniciou o trabalho na Seleção, Thaisinha já vestiu a camisa verde e amarela em dois Mundiais e dois Campeonatos Sul-Americanos Sub-17. Em 2010, no Torneio Internacional Cidade São Paulo, disputou seu primeiro jogo pela Seleção Principal. Cristiane se machucou e Thaisinha estreiou.

Taisinha

Desde então, a jovem jogadora foi convocada para o Mundial da Alemanha e para os Jogos Pan-Americanos em 2011. No início de 2012, conquistou seu primeiro Sul-Americano Sub-20, de forma invicta.
Agora, Thaisinha vive a ansiedade de conquistar a medalha de ouro olímpica inédita ao lado de jogadoras experientes como Marta, Cristiane, Formiga e outras.
"Há quatro anos, eu estava em casa assistindo e torcendo pela Seleção nas Olimpíadas de Pequim. Não imaginava chegar aqui tão rápido e jogar ao lado de meninas tão experientes" explica a atacante do Brasil.
Thaisinha já mostrou a que veio. No primeiro jogo amistoso do Brasil, nesta quarta-feira, Thaisinha abriu o placar. E, no segundo gol, deu assistência à Formiga para fechar o placar. Brasil 2 a 0 em cima da SC Kriens, equipe vice-campeã da Suíça.
"Jogar ao lado Marta, a melhor do mundo, é fácil. No primeiro gol, com o passe perfeito que ela me deu, eu só tinha uma coisa a fazer: abrir o placar" diz Taisinha.
Além de Marta, Thaisinha conversa muito com a capitã Bagé e Aline Pellegrino. As duas zagueiras sempre orientam e dão tranquilidade à atacante.

Experiência e determinada a ganhar o ouro olímpico

A volante Formiga, em quase todas as conquistas da Seleção Feminina ela esteve presente. Disputou sua primeira Olimpíada em 1996, em Atlanta, quando tinha apenas 18 anos. Hoje, aos 34, tem a chance de representar o Brasil pela quinta vez em Jogos Olímpicos. Esta é Formiga, a dona do meio-campo da Seleção.

Formiga

Quando foi convocada pela primeira vez, Formiga conta que foi muito bem recebida por suas companheiras da época, principalmente pela então capitã Elaine. E é exatamente isso que tenta fazer com as meninas que chegam à Seleção. Com seu bom humor e sua simpatia, a meio-campo faz qualquer "novata" se sentir em casa.
"As jogadoras experientes de quando eu comecei me receberam muito bem e é isso que eu procuro fazer com as que chegam. A Thaisinha, apesar de nova, já tinha trabalhado na Seleção Principal. A única que chegou agora foi a Bruna, e eu procuro sempre conversar com elas" diz a volante da seleção.
Já com duas medalhas de prata na bagagem, em 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim, a jogadora irá buscar o ouro inédito.
"Às vezes eu esqueço que já disputei quatro Olimpíadas, para mim é sempre a primeira. Tenho a mesma vontade e emoção de quando estava na primeira. Não tem como você escutar o hino brasileiro e não se emocionar, isso sempre acontece comigo" explica Formiga.
Cada ano de trabalho na Seleção é diferente, mudam algumas companheiras. Mas, segundo Formiga, agora é hora da medalha de ouro.

Goleiras se preparam para salvar o Brasil

Quando começou a trabalhar com a Seleção Feminina, em dezembro de 2011, no Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no qual o Brasil foi campeão, o preparador de goleiras, Célio Rossi, traçou um planejamento para as fases de treinamentos que seriam realizados até Londres.

Andréia Suntaque

Durante a primeira etapa, no Torneio em São Paulo, Célio trabalhou posicionamento, orientação às jogadoras de linha e reposição de bola com Andreia Suntaque e Barbara.
"O Torneio foi o meu primeiro trabalho com as goleiras e foi muito positivo, já que nos últimos minutos da final contra a Dinamarca, Andreia fez uma defesa sensacional, exatamente como vínhamos treinando" explica o treinador de goleiras do Brasil.
Na segunda fase, em janeiro, na Granja Comary, o objetivo foi o trabalho físico, técnico com bola e força. Em fevereiro, também no Centro de Treinamento, Célio continuou os treinamentos de força e adicionou trabalhos de velocidade.
A quarta etapa de preparação foram os amistosos contra o Canadá, Estados Unidos e Japão. Apesar dos resultados ruins, três derrotas, o preparador exalta as atuações das goleiras. Andreia começou jogando contra o Canadá, mas se machucou no final do primeiro tempo e foi substituída por Barbara. Já contra as americanas, Barbara foi titular e no último amistoso, contra as japonesas, Andreia voltou ao campo.

Barbara

"Mesmo com os resultados negativos, as goleiras fizeram boas partidas" elogiou o preparador.
Na penúltima fase, que aconteceu de 4 a 29 de junho, na Granja Comary, Célio buscou aprimorar as reposições de bola e cruzamentos. Além de cuidar da força e velocidade das jogadoras.
Já na Suíça, onde o Brasil terá um amistoso contra a vice-campeã do país, SC Kriens, e duas partidas pela Copa da Suíça, contra Colômbia e Canadá, o trabalho das goleiras será de manutenção de tudo o que já foi feito, com ênfase em cruzamentos e reposição de bola.
"A Andreia é uma goleira muito experiente, já vai para a sua quarta Olimpíada, e a Barbara tem uma força excepcional. As duas estão muito bem preparadas para disputar as Olimpíadas" diz Célio.
Célio trabalhou durante 10 anos na equipe de base masculina do Cruzeiro. Neste período, treinou alguns goleiros que serviram as seleções Sub-17, como o goleiro Charles (campeão sul-americano 2011), e Sub-20, Rafael (vice-campeão mundial 2009), Douglas Pires (disputou o Pan-Americano 2011), Gabriel (campeão mundial 2011) e Igor (Torneio 8 Nações 2012 e Torneio Quadrangular 2012).

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Copa Futebol Mulher 2012

A Liga Paulista de Futebol Feminino, comandada pela equipe do Presidente Bruno Crossi - O "Bolão" - vai realizar sua 4ª edição da Copa Futebol Mulher de futebol feminino. A entidade a cada ano consegue reunir equipes do Estado de São Paulo, melhorando o nível da competição e abrindo portas para uma nova vertente do Futebol Feminino Paulista.


A Copa Futebol Mulher 2012 contará com dez (10) equipes de altíssimo nível. Pelo terceiro ano consecutivo a ACE KURDANA, equipe que representa a cidade de Cotia, estará presente na competição. Em 2010 a equipe cotiana foi campeã da competição e vice-campeã em 2011.


Equipe de Cotia em Semifinal contra a Uni'santana em 2011
Foto: Ricardo Silva

Confira as equipes que participarão da competição:

São Caetano
Palmeiras
Centro Olímpico
São José dos Campos
ACEK/Cotia
Ibirapuera
Pindamonhangaba
Santo André
São Vicente
XV de Piracicaba

 As partidas serão disputadas em dois locais:


Clube Atlético Juventus
Rua: Juventos , 690, Móoca

Centro Olímpico
Av: Ibirapuera, 1315, Moema

Forma de disputa

Serão nove (9) rodadas com inicio às 8h da manhã e término às 20h aos domingos, onde todos se enfrentam em turno único. Classificam-se as quatro (4) melhores equipes que se enfrentarão nas semifinais. A final será decidida em jogo único entre os vencedores das duas semi-finais. Os perdedores das semifinais disputarão a terceira e quarta colocação.

Atletas da ACEK, Presidente Bolão e o Representante da equipe cotiana Daniel.
Foto: Ricardo Silva
A competição tem início previsto para o dia 22 de julho e término previsto para o dia 11 de novembro de 2012. Cada rodada contará com cinco (5) partidas cada.