quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Paixão por Esporte: :: Opinião: Ameaça de retrocesso em meio ao desenv...
Paixão por Esporte: :: Opinião: Ameaça de retrocesso em meio ao desenv...: Dossiê com diversas irregularidades seria o pivô da crise no esporte pindense. Faltam menos de 500 dias para o pontapé inicial da Cop...
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
"RAINHA DO FUTSAL": VANESSA É ELEITA A MELHOR JOGADORA DO MUNDO DE FUTSAL PELA TERCEIRA VEZ
Vanessa Pereira |
Nesta segunda-feira (28), o site Futsal Planet divulgou o resultado da votação da categoria de melhor jogadora de futsal do mundo. O prêmio AGLA Futsal Awards 2012 foi para a jogadora Vanessa Pereira da equipe do Unochapecó/FEMALE pela terceira vez.
A ala da Seleção Brasileira de futsal tricampeã do mundo em Portugal em dezembro de 2012 foi eleita entre 10 outras jogadoras, incluindo mais três brasileiras: Marcela, Luciléia e a goleira jozi, que terminaram em segundo, quinto e sexto respectivamente.
Vanessa destaca a importância deste prêmio, depois de um ano difícil. Com duas lesões no ano, uma delas às vesperas do Mundial, a ala vê a conquista como um final feliz. "Conseguir jogar e ajudar seu país, e depois estar entre dez meninas, todas com capacidade de ganhar, para depois ver seu nome ali em primeiro, é o melhor sabor do mundo", afirma a ala brasileira.
A atleta, que atua pela Unochapecó, não esconde a felicidade pela conquista, mas demonstra bastante humildade. "Isto demonstra o trabalho que fazemos em nosso clube e na Seleção. É um engrandecimento do que realizamos, mostrando que estamos em um caminho certo", afirma. "No primeiro momento, a gente só pensa na felicidade, nos agradecimentos às pessoas que trabalham junto, às pessoas que sempre vem com um carinho. Mas acredito que tudo isso também dá valor a um clube, a um país", completa.
Mineira de Patos de Minas (MG), Vanessa começou no futsal em Governador Valadares. No ano seguinte, foi para o Kindermann/Caçador, faturando sua primeira Liga Futsal Feminina em 2007.
A temporada 2012 foi de muito sucesso e apreensão para a canhota Vanessa. Com o Unochapecó, venceu a Liga Futsal Feminina, a Liga do Desporto Universitário, a Taça Brasil e os Jogos Abertos de Santa Catarina. Na seleção, levantou os mundiais universitário e adulto. Foi também artilheira da Liga Futsal, da Taça Brasil, do Torneio Mundial e escolhida tanto para a seleção do Mundial Universitário quanto do Mundial Adulto. Marcou 67 gols na temporada, mesmo tendo sido submetida a uma cirurgia no meio do ano e uma lesão muscular às vésperas do Mundial em dezembro.
Confira todas as categorias do prêmio AGLA Futsal Awards no site: www.futsalplanet.com
domingo, 27 de janeiro de 2013
MAGIADOFUTSAL FEMININO EM PORTUGAL: NOVIDADES DAS EQUIPAS BRASILEIRAS!
MAGIADOFUTSAL FEMININO EM PORTUGAL: NOVIDADES DAS EQUIPAS BRASILEIRAS!: Saibam como estão os principais clubes do país tricampeão do mundo Bastidores agitados no Brasil Janeiro é um mês de férias no Brasi...
NATIONAL WOMEN'S SOCCER LEAGUE: A NOVA LIGA AMERICANA DE FUTEBOL FEMININO VOLTA EM 2013
Novo logo |
Após o fim da Liga Americana de Futebol Feminino em 2011, os EUA lançam um novo campeonato com nome diferente em 2013.
A Liga Nacional de Futebol Feminino (National Womens Soccer League) está marcada para começar em Abril de 2013, quando começa a estação da primavera no país norte americano. O lançamento da logomarca da competição foi durante o intervalo do amistoso entre EUA e China, onde a equipe norte americana vencer as chinesas por 4 x 1.
Segundo os responsáveis pelo marketing da Liga Americana, o novo logo e o novo nome dá uma identidade mais firme para a liga que conta com 8 equipes no momento. A Liga Profissional de futebol feminino nos Estados Unidos já teve outros nomes como Women's United Soccer Association (Associação de Futebol Feminino dos EUA) e Women's Professional Soccer (Liga Profissional de Futebol Feminino).
O formato da competição é modesto, já que a extinta Liga Profissional (WPS) não conseguiu se auto-sustentar ao longo dos anos. Segundo Sunil Gulati (Presidente da NWSL), o orçamento de funcionamento da NWSL é diferente da WPS (agora extinta).Parte das medidas de redução de custos inclui jogar em estádios menores, evitando altos custos das equipes sediantes dos jogos.
Também foi confirmado um acordo entre Canadian Soccer Association e Federação de Futebol do México. A Federação Americana será responsável pelos salários de 24 jogadoras americanas, enquanto a Federação do Canadá subsidiará os salários de 16 das jogadoras de sua seleção que atuarão na nova NWSL a Federação Americana. A Federação Mexicana será responsável por manter 12 jogadoras de sua seleção. Ao todo serão 56 estrelas contratadas para a National Womens Socer League. A participação de jogadoras que não são patrocinadas pelas federações e associações serão de responsabilidade dos clubes.
Ao todo serão 8 equipes que participarão do novo formato da competição. Estas medidas seriam para assegurar que as maiores estrelas da seleção norte americana fiquem no país e participem da competição. Para as outras federações esta medida serviria para manter suas principais jogadoras em competições de auto nível.
Para a Gerente Geral Cheryl Bailey este é um campeonato que será construído em dimensões que poderão ser controladas e com crescimento garantido a médio prazo.
Confira as equipes e as estrelas da competição:
Em breve postarei mais informações sobre a finalização do formato completo da competição.
sábado, 26 de janeiro de 2013
5ª TAÇA TV VANGUARDA DE FUTSAL FEMININO: SEGUNDA RODADA
Na segunda rodada da 5 ª Taça TV Vanguarda
de Futsal Feminino foram realizadas mais cinco partidas envolvendo goleadas e estreia
com vitória da equipe do Buzzo Sports/São José dos Campos.
Na sexta-feira (25) duas partidas:
Buzzo Sports/São José dos Campos x Roseira
Em sua estreia em competições em 2013 a
equipe joseense venceu a equipe de
Roseira por 3 x 0 na primeira partida da segunda rodada. Ansiosas, mas
dominantes no jogo a equipe de São José começou a desenhar o placar com gol de
Bruninha (C) que acertou uma bomba no ângulo. O primeiro tempo acabou em 1 x 0,
mas no segundo tempo, mais uma vez, a capitã da equipe joseense balançou as
redes pela segunda vez. Para fechar o placar Rafaela aproveitou a confusão na
área e marcou o gol que confirmou a vitória do Buzzo Sports/São José dos
Campos. Roseira com sua segunda derrota se despedem da competição. São José e
Silveiras, ambos com uma vitória cada, se enfrentam no próximo sábado (2) para
decidirem o primeiro do Grupo 1.
Pindamonhangaba x Campos do Jordão
Na segunda partida da noite a equipe de
Pindamonhangaba goleou a equipe de Campos do Jordão por 10 x 1. Com sua segunda
vitória consecutiva a equipe pindense já esta classificada para segunda fase da
competição pelo Grupo 3. Na próxima sexta-feira (1) a equipe de Pinda enfrenta
a equipe de Caraguá. Campos do Jordão enfrenta Caçapava em busca da
classificação para a segunda fase da competição.
No sábado (26) três partidas:
Caraguatatuba x Caçapava
A equipe de Caçapava se recuperou na
competição após a derrota para Pindamonhangaba na primeira roda por 3 x 1. Este
sábado foi de vitória para a "Cidade Simpatia", onde conseguiram uma
vitória de 4 x 0 sobre a equipe de Caraguatatuba. Caçapa se classifica com o
resultado de hoje, mas disputa uma melhor posição no Grupo 3 contra Campos do
Jordão na próxima sexta-feira (1). Caraguá está desclassificada, mas ainda
enfrenta a equipe de Pinda, também, na próxima sexta-feira.
Bragança x Atibaia
Na partida entre duas cidades da região
bragantina, Bragança Paulista saiu vencedora da partida pelo placar de 5 x 4. Ambas
as equipes só se classificam se não perderem suas próximas partidas, já que nas
chaves com quatro equipes classificam-se três para a segunda fase e na chave
com três equipes apenas duas se classificam para a segunda fase. Bragança e
Atibaia buscarão na próxima rodada a classificação e subir na
classificação do Grupo 2.
São Sebastião x Aparecida
O primeiro empate da competição ficou por
conta da equipe anfitriã e da visitante Aparecida. São Sebastião se complicou
com o empate em 2 x 2, já que perderam a primeira partida por 4 x 0 para a
equipe de Atibaia. As duas equipes dependem de resultados na próxima rodada
para se classificar. Enquanto Aparecida enfrentará Atibaia no próximo sábado
(2), São Sebastião enfrentará Bragança Paulista no mesmo dia pelo Grupo
2.
Não percam as próximas rodadas da 5ª Taça
TV Vanguarda de Futsal Feminino.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
LIGA FUTSAL FEMININA 2013
Na quinta-feira (24) ocorreu na sede da Federação Paulista, uma reunião com os clubes franqueados da Liga Futsal Feminina para a confirmação e definição do patrocínio e a forma de disputa da 9ª edição da Liga Futsal Feminina.
A equipe do Buzzo sports /São José dos Campos esteve presente e confirmou sua participação pelo segundo ano seguido na competição mais importante da modalidade no Brasil. A equipe joseense foi representada pela comissão técnica comandada pelo coordenador e técnico Alexandre Buzzo.
Nesta edição da Liga, serão 14 equipes, sendo que alguns franqueados que não participarão em 2013 provavelmente emprestarão suas vagas à outros clubes. A competição está prevista para começar no final de maio e com finais previstas para o segundo semestre de 2013.
Segundo o jornalista Ricardo Silva, a reunião teve como pautas principais os subsídios, as condições para a participação e a formatação da competição. O patrocínio com os Correios foi confirmado, de modo que haverá verba. Essa parte financeira permite a realização de mais uma edição da Liga, sem interrupções em sua história.
Muitas novidades marcaram a reunião, a começar com a não aquisição de novas franquias e da não participação de equipes convidadas na competição. Quem comprou sua franquia até 2012 estará dentro da competição, quem não pagou a franquia não poderá participar.
Em relação a edição de 2012 da Liga, as equipes de Guarulhos e Pindamonhangaba tiveram participação cancelada pelo fato de não terem cumprido as exigências da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) em relação ao pagamento das franquias. O Inter de Parnaíba, do Piauí, pediu sua inclusão, comunicando por e-mail; os presentes votaram contra, haja visto que o clube não mandou representante.
Ao todo, 14 franquias estão habilitadas a entrar na nona edição, confira:
Associação Sabesp (virá com equipe própria)
Barateiro/Brusque
Buzzo Sports/São José dos Campos
Dalponte (em 2012 cedeu a vaga ao Grêmio Osasco)
Hidráulica Brasil
Jaguaré/Palmeiras
Kindermann/Caçador
ACE Kurdana
Liga Tenryu (em 2012 cedeu a vaga ao São Caetano/Drummond)
Londrina (em 2012 cedeu a vaga ao Dom Bosco/Paraná Clube)
Maringá
Nacional Gás/Unifor
Unesc/Criciúma (deverá emprestar sua vaga)
Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora
A competição terá o mesmo formato de chaves em sedes, que acontece desde 2007. A princípio, se todas confirmarem presença, seriam duas chaves de sete. Há ainda outras possibilidades: apenas 12 equipes participarem ou, então, os 14 times serem divididos em três chaves. Já está certo, portanto, que teremos menos que os 15 disputantes do ano passado. Comparando-se com a Liga Futsal Masculina, são apenas 5 equipes a menos no feminino, enquanto no masculino tem 19 equipes em 2013.
As confirmações e os pedidos de sediamento devem ser feitos até o dia 20 de fevereiro. O início deve ser no final de abril ou começo de maio, estendendo a competição até julho. Provavelmente não haverá uma segunda reunião, pois o formato já está bem encaminhado e a montagem de grupos seguiria as posições finais da Liga Futsal 2012.
Outra novidade foi o retorno da Associação Sabesp. Tradicional na modalidade, sendo a maior vencedora da Taça Brasil Adulta (cinco vezes), estava licenciada na edição 2012 e, agora, volta com equipe própria após 1 ano sem disputar nenhuma competição.
As presenças de São Caetano/Drummond (que, na verdade, utilizou vaga cedida pela franquia Liga Tenryu), Grêmio Osasco (vaga da Dalponte) e Dom Bosco/Paraná Clube (vaga de Londrina) ainda não estão certas. Porém, os detentores de seus lugares estão entre os que têm permissão de participar.
Com seu fim já noticiado nas mídias, a Unesc/Criciúma também não participará da competição em 2013. A equipe catarinense de tradição na modalidade, sempre chegando entre as melhores deverá emprestar sua vaga.
domingo, 20 de janeiro de 2013
5ª TAÇA TV VANGUARDA DE FUTSAL FEMININO: CONFIRA OS RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA
A Taça TV Vanguarda é uma competição organizada pela TV Vanguarda que abrange a região do Vale do Paraíba, Região bragantina e Litoral Norte. Oficialmente desde 2009 esta competição é disputada no feminino. No masculino desde 1999. Segundo registros a primeira Taça TV Vanguarda de Futsal Feminino foi disputada em 1999 na cidade de Taubaté-SP, sagrando-se campeã a equipe de Lorena, mas a emissora não informa oficialmente sobre esta edição da competição.
Confira o histórico das competições passadas:
2009 - Participaram 12 Equipes
Campeã - São José dos Campos
Vice-Campeã - Caraguatatuba
2010 - Participaram 10 Equipes
Campeã - São José dos Campos - Bicampeã
Vice-Campeã – Caraguatatuba
2011 - Participaram 14 Equipes
Campeã - Jacareí
Vice-Campeã – Pindamonhangaba
2012 - Participaram 16 Equipes
Campeã - Jacareí - Bicampeã
Vice-Campeã – São Sebastião
A competição desde seu inicio foi disputada em diferentes cedes:
2009 - Caraguatatuba-SP
2010 - Caraguatatuba-SP
2011 - Ubatuba-SP
2012 - São Sebastião-SP
Em 2013 a 5ª Taça TV Vanguarda será disputada na cidade de São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo pela segunda vez e contará com a participação de 11 equipes.
A Bicampeã da competição Jacareí não participará desta edição. Assim como muitas cidades, a justificativa é a transição política em muitas delas, contribuindo para a falta de tempo no planejamento das equipes. Outra dificuldade informada seria o custo para as secretarias, já que a cidade cede não é de fácil acesso.
Nesta edição da Taça TV Vanguarda uma novidade, os jogos serão disputados as sextas e sábados à noite, diferente das edições anteriores. Esta manobra deve despertar mais a atenção dos moradores e turistas, já que em dias de sol é difícil dispensar uma boa praia em pleno o verão no Litoral Norte.
Confira os grupos:
GRUPO 1
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
SILVEIRAS
ROSEIRA
GRUPO 2
SÃO SEBASTIÃO
APARECIDA
BRAGANÇA
ATIBAIA
GRUPO 3
PINDAMONHANGABA
CAMPOS DO JORDÃO
CAÇAPAVA
CARAGUÁ
Jogos e resultados da primeira fase:
Sexta, 18/01
19H00 – CARAGUÁ 2 X 4 CAMPOS DO JORDÃO
19H45 – SÃO SEBASTIÃO 0 X 4 ATIBAIA
Sábado, 19/01
18H00 – PINDA 3 X 1 CAÇAPAVA
18H45 – SILVEIRAS 3 X 2 ROSEIRA
19H30 – APARECIDA 0 X 2 BRAGANÇA
Sexta, 25/01
19H00 – SJCAMPOS 3 X 0 ROSEIRA
19H45 –PINDA 10 X 1 CAMPOS
Sábado, 26/01
18H00 – CARAGUÁ 0 X 4 CAÇAPAVA
18H45 –BRAGANÇA 5 X 4 ATIBAIA
19H30 –SÃO SEBASTIÃO 2 X 2 APARECIDA
Sexta, 01/02
19H00 –CARAGUÁ 1 X 5 PINDA
19H45 –CAMPOS 3 X 3 CAÇAPAVA
Sábado, 02/02
18H00 –ATIBAIA X APARECIDA
18H45 –SILVEIRAS X SJCAMPOS
19H30 –SÃO SEBASITÃO X BRAGANÇA
O evento ocorrerá do dia 18 de janeiro ao dia 2 de março.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
QUATRO BRASILEIRAS DISPUTAM O PRÊMIO DE MELHOR JOGADORA DO MUNDO NO FUTSAL
O site internacional Futsalplanet.com iniciou hoje a votação dos melhores de 2012 no futsal mundial. A votação começara no dia 14 de janeiro e terminará no dia 27 do mesmo mês. A votação é feita por especialistas, colaboradores do site e membros da comunidade do futsal mundial de acordo com a categoria. O AGLA Futsal Prêmios 2012 está em sua 13ª edição.
O público conhecerá a melhor jogadora do mundo no dia 28 de Janeiro. As outras categorias apresentarão os vencedores nos dias posteriores a esta data. Confira as datas
dos resultados da votação:
28/1/13
-> Melhor Jogadora
29/1/13
-> Melhor Goleiro
30/1/13
-> Melhor Árbitro
31/1/13
->Melhor Jogador Jovem (ainda 23 anos de idade por 31/12/2012)
01/2/13
-> Melhor Seleção
02/2/13
-> Melhor Treinador Clube
03/2/13
-> O melhor treinador de Seleção (Dimitri Prêmio Nicolaou)
04/2/13
-> Melhor Clube
05/2/13 ->
Melhor Jogador
No feminino uma novidade. Pela
primeira vez uma goleira fará parte do TOP 10 da premiação. A goleira do
Burela, a brasileira Jozi está entre as 10 melhores jogadoras do mundo, já que
ainda não oferecem um prêmio individual para a posição no feminino.
Além de Jozi, no feminino o Brasil
será representado por mais três atletas, a ala Vanessa, que está mais uma vez
entre as 10 melhores, Luciléia e Marcela.
Confira a lista das concorrentes do
Futsal Feminino ao prêmio mais importante do salonismo mundial:
Atleta:Amparo Jiménez López "Ampi"
Clube:Ponte Ourense SAD (ESP) -
ASD Ternana Futsal (ITA) - Spain N.T.
Atleta: Ana Patricia Abreu Azevedo
Clube: FC Vermoim (POR) - Portugal N.T.
Atleta: Tatyana Deripasko
Clube: MFC Laguna-Uor Penza (RUS) -
Russia N.T.
Atleta: Alina Gorobets
Clube: MFC Laguna-Uor Penza (RUS) -
Ukraine N.T.
Atleta: Joziane de Oliveira
Clube: CD Burela (ESP) - Brasil N.T. (Goleira)
Atleta: Lucileia Renner Minuzzo
Clube: Sinnai c5 (ITA) - Brasil N.T.
Atleta: Marcela Nascimento Leandro
Clube: Unesc (Bra) - Brasil N.T.
Atleta: Mélissa Antunes
Clube: ARJ Mogege (POR) - Portugal N.T.
Atleta: Yulia Titova
Clube: MFC Laguna-Uor Penza (RUS) -
Ukraine N.T.
Atleta: Vanessa Cristina Pereira
Clube: UnoChapecó/NTozzo/Female (BRA) -
Brasil N.T.
Informações: www.futsalplanet.com
sábado, 12 de janeiro de 2013
EX JOGADORA DO BAYERN DE MUNIQUE KATHLEEN KRUEGE SE TORNA DIRIGENTE DO FUTEBOL MASCULINO DO CLUBE
Kathleen Krueger |
Após postarmos neste blog notícias da técnica Nilmara Alves do Mantiqueira - time da quarta divisão paulista localizado no interior de São Paulo- nos deparamos com mais uma notícia onde uma mulher adentra o futebol masculino na Alemanha ao se tornar dirigente de um grande clube alemão, o Bayern de Munique.
Kathleen Krueger é um nome que passa batido até por quem acompanha futebol feminino de forma profunda. Ex-jogadora com passagens por seleções de base da Alemanha teve uma carreira pouco chamativa pelo Bayern de Munique, clube onde passou sua vida como atleta até o final. Mas, dentro do clube, ela se fez notar: largou a carreira no gramado e passou a fazer parte da comissão técnica do clube. Detalhe: da equipe principal masculina.
A imprensa alemã começou a notar Kathleen na intertemporada que o Bayern fez em Doha, no Qatar, neste começo de 2013. Ela era a única mulher em toda a comitiva do clube alemão, e os jornalistas que lá estavam para cobrir o clube começaram a observar a bela loira em meio aos marmanjos.
O jornal Bild, por exemplo, gostou tanto de Kathleen que a entrevistou. Mas, com as palavras, ela foi tão ou mais discreta do que trabalhando – prefere ser assim, talvez por todo o machismo que ainda existe no mundo do futebol.
Kathleen Krueger é um nome que passa batido até por quem acompanha futebol feminino de forma profunda. Ex-jogadora com passagens por seleções de base da Alemanha teve uma carreira pouco chamativa pelo Bayern de Munique, clube onde passou sua vida como atleta até o final. Mas, dentro do clube, ela se fez notar: largou a carreira no gramado e passou a fazer parte da comissão técnica do clube. Detalhe: da equipe principal masculina.
A imprensa alemã começou a notar Kathleen na intertemporada que o Bayern fez em Doha, no Qatar, neste começo de 2013. Ela era a única mulher em toda a comitiva do clube alemão, e os jornalistas que lá estavam para cobrir o clube começaram a observar a bela loira em meio aos marmanjos.
O jornal Bild, por exemplo, gostou tanto de Kathleen que a entrevistou. Mas, com as palavras, ela foi tão ou mais discreta do que trabalhando – prefere ser assim, talvez por todo o machismo que ainda existe no mundo do futebol.
Kethleen quando era jogadora do clube alemão. |
“Eu trabalho melhor estando em segundo plano. E todo mundo aqui me respeita. Todos são legais e aprendo ouvindo, gosto de ouvir como os profissionais pensam o futebol”, declarou a ex-jogadora.
Kathleen, ao se aposentar dos gramados, foi convidada para ser gerente da equipe do Bayern. Aos 27 anos, traz a experiência da faculdade de Gestão Internacional para organizar desde as viagens do clube aos negócios com patrocinadores. E por que parou tão cedo com a bola e preferiu ficar do lado de fora do campo? “Quando o Bayern te oferece um emprego, você não pensa duas vezes”, assumiu a dirigente.
Em um meio ainda cercado de machismo como o futebol, Kathleen mostra que é possível entender do assunto e, ainda assim, ser linda e feminina. Assim como a técnica Nilmara Alves, mais uma ex-jogadora que adentrou o futebol dos homens.
Informações: Blog Salto Alto
Paixão por Esporte: :: Taça Vanguarda de Futsal Feminino: Inscrições a...
Paixão por Esporte: :: Taça Vanguarda de Futsal Feminino: Inscrições a...: A 4ª Edição da Taça Vanguarda de Futsal Feminino, será disputada no Litoral Norte, mais precisamente no município de São Sebastião. A com...
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
ABBY WAMBACH FICA COM O POSTO DE MELHOR JOGADORA DO MUNDO EM 2012
Abby Wambach com o troféu de melhor do mundo. |
Na cerimônia realizada pela FIFA hoje às 16h (horário de Brasília) em Zurique (SUE), Abby Wambach (EUA) conquistou o prêmio de melhor jogadora em 2012, desbancando a brasileira Marta (segunda colocada) e sua compatriota Alex Morgan (favorita até então). A Fifa divulgou que Wambach recebeu 20,67% dos votos, seguida por Marta com 13,5% e a norte-americana Alex Morgan com 10,87%.
Dona de uma estrutura física forte e oportunista nos gramados, Wambach é considerada uma das artilheiras mais eficientes do mundo. A jogadora de 1,80 metro de altura marcou 125 gols desde a estreia na seleção em 2002, atingindo a melhor média de gols da história da equipe americana.
Entretanto, foi só na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2003 que ela teve os primeiros grandes desempenhos ofensivos, ajudando o país anfitrião a ficar com a medalha de bronze. Wambach, que ganhou na época a liga dos Estados Unidos com o Washington Freedom, também recebeu o primeiro dos seus três prêmios de Atleta do Ano.
Lionel Messi e Wambach após a premiação. |
Sob a orientação de Mia Hamm, duas vezes vencedora do prêmio da FIFA de melhor jogadora do mundo, Wambach teve um excelente ano de 2004, especialmente nos Jogos Olímpicos de Atenas. Ela saiu das sombras da geração de ouro da própria Hamm para ajudar as americanas a conquistarem o ouro com um gol na prorrogação da final contra o Brasil. Depois de marcar quatro gols no torneio, um número que nunca havia sido alcançado por uma jogadora americana em uma Olimpíada, a atacante fechou o ano com 31 bolas na rede em 30 partidas.
Em 2007, ela voltou a ficar em terceiro lugar na Copa do Mundo Feminina da FIFA. Mesmo assim, o ano foi de sucesso para a atacante, que ganhou a Chuteira de Prata adidas na China e chegou a cem partidas pelo seu país.
Wambach quebrou a perna no meio de 2008, ficando de fora dos Jogos de Pequim. Mesmo assim, com o retorno da liga profissional americana em 2009, ela logo redescobriu o faro de gol pelo Washington Freedom. Além disso, marcou contra o Canadá o centésimo gol pela seleção americana.
Na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, Wambach ajudou a levar à final um selecionado que havia sido o último a se classificar para a competição. Ela marcou quatro gols em sequência, entre eles o de empate contra o Brasil na prorrogação do confronto válido pelas quartas de final. Apesar de ter conquistado mais prêmios na Alemanha, a atacante ficou com o gosto da derrota para o Japão na final, o que traz agora nova motivação na busca de uma vaga para Londres 2012.
Melhor Técnica do Mundo
Além de melhor jogadora de 2012 a equipe dos Estados Unidos viu sua ex-técnica vencer a disputa de melhor técnica. A suéca Pia Sundhage (técnica dos EUA em 2012), levou o prêmio vencendo os técnicos de França e Japão. Pia comemorou tanto a conquista que quase não se conteve de tanta felicidade.
Pia Sundhage comemora o título em cerimônia da FIFA. |
A ex-técnica enfatizou em entrevista ao FIFA.com a importância das competições de base para a modalidade.
"Desde o início da minha carreira no futebol, o que aconteceu há muito tempo, muitas coisas mudaram", afirmou a sueca de 52 anos, que no ano passado levou a seleção dos EUA a conquistar a medalha de ouro olímpica.
"Tudo é muito melhor hoje em dia. É muito importante o fato de que atualmente temos o Torneio Olímpico de Futebol Feminino, Mundiais e Eurocopas não apenas para as seleções principais, mas também para as categorias sub-17 e sub-20. Ainda me lembro bem dos velhos tempos. Naquela época, era assim: 'Tudo bem, vocês podem começar a jogar e se divertir com a bola'. Mas queríamos competir e participar de um torneio. Agora temos essas competições, e tudo está evoluindo tão rapidamente."
"Eu gostaria de mencionar um exemplo", prosseguiu Sundhage. "Em 1995, eu jogava na posição de líbero. As equipes hoje se defendem de forma completamente diferente. Se eu tivesse parado de jogar por cinco anos e depois voltado, eu seria ‘velha'. Preciso sempre me manter informada no futebol feminino porque ele se desenvolve muito rápido."
Marta fica com o vice pela segunda vez consecutiva
Marta perdeu mais um título de melhor do mundo, mas convenhamos que ser cinco vezes a melhor do mundo e fazer parte da premiação da FIFA por 7 vezes seguidas, não é para qualquer jogadora. Marta ainda é um diferencial para o futebol feminino e ainda diz que trocaria seua títulos individuais por um título Olímpico para o Brasil.
Fabio Canavaro e Marta no tapete vermelho |
"O Mundial é um título fundamental. Sem dúvida é necessário para qualquer atleta, todo mundo sonha ganhar uma medalha de ouro ou um Mundial", justificou.
Acredito que daria para ter uns 3 mundiais e umas 3 olimpíadas se trocasse seus títulos individuais por títulos coletivos.
Morgan fica em terceiro
Postei aqui neste blog o favoritismo de Alex Morgan pelo título de melhor jogadora do mundo, mas não foi desta vez. Não sei que critérios usam para decidirem este prêmio, mas que Morgan deu show em 2011 e 2010, isso é fato.
A Bela Alex Morgan teve uma rápida ascensão no futebol feminino. Com agilidade, faro de gol e habilidade ofensiva, a americana atrai comparações com a compatriota Mia Hamm, uma das maiores jogadoras de todos os tempos.
Alex Morgan no tapete vermelho |
A jovem nascida na Califórnia mostrou grande potencial desde cedo e deixou a primeira marca no cenário internacional com quatro gols pelos EUA na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2008, que culminou com título americano. Além disso, ela marcou o gol mais bonito do torneio, terminou em terceiro lugar na artilharia da competição e foi eleita a segunda melhor jogadora, recebendo a cobiçada Bola de Prata adidas.
Dali em diante, Morgan cresceu a uma velocidade vertiginosa. Depois de estrear na seleção principal em 2010, ela foi a integrante mais jovem da equipe vice-campeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, competição em que brilhou.
Na Alemanha 2011, ela destacou-se com velocidade e domínio de bola, partindo para cima das adversárias e cumprindo um papel fundamental em uma equipe marcada pelo talento. Morgan participou de todos os cinco jogos dos EUA e foi a parceira ideal da atacante Abby Wambach, chamando a atenção de torcedores e especialistas.
No mesmo ano, Morgan também ajudou o país a conquistar a prestigiada Algarve Cup, torneio do qual foi a artilheira com três gols. Além disso, obteve o título nacional defendendo o Western New York Flash.
Durante os Jogos Olímpicos, a forte atacante americana voltou a desestabilizar as defesas adversárias e se despediu do torneio com estatísticas de peso. Os cinco gols que ela marcou contribuíram para o triunfo dos Estados Unidos, que devem muito à cumplicidade entre Wambach, Morgan e Rapinoe.
Informações: www.fifa.com
Assinar:
Postagens (Atom)