Na quinta-feira (24) ocorreu na sede da Federação Paulista, uma reunião com os clubes franqueados da Liga Futsal Feminina para a confirmação e definição do patrocínio e a forma de disputa da 9ª edição da Liga Futsal Feminina.
A equipe do Buzzo sports /São José dos Campos esteve presente e confirmou sua participação pelo segundo ano seguido na competição mais importante da modalidade no Brasil. A equipe joseense foi representada pela comissão técnica comandada pelo coordenador e técnico Alexandre Buzzo.
Nesta edição da Liga, serão 14 equipes, sendo que alguns franqueados que não participarão em 2013 provavelmente emprestarão suas vagas à outros clubes. A competição está prevista para começar no final de maio e com finais previstas para o segundo semestre de 2013.
Segundo o jornalista Ricardo Silva, a reunião teve como pautas principais os subsídios, as condições para a participação e a formatação da competição. O patrocínio com os Correios foi confirmado, de modo que haverá verba. Essa parte financeira permite a realização de mais uma edição da Liga, sem interrupções em sua história.
Muitas novidades marcaram a reunião, a começar com a não aquisição de novas franquias e da não participação de equipes convidadas na competição. Quem comprou sua franquia até 2012 estará dentro da competição, quem não pagou a franquia não poderá participar.
Em relação a edição de 2012 da Liga, as equipes de Guarulhos e Pindamonhangaba tiveram participação cancelada pelo fato de não terem cumprido as exigências da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) em relação ao pagamento das franquias. O Inter de Parnaíba, do Piauí, pediu sua inclusão, comunicando por e-mail; os presentes votaram contra, haja visto que o clube não mandou representante.
Ao todo, 14 franquias estão habilitadas a entrar na nona edição, confira:
Associação Sabesp (virá com equipe própria)
Barateiro/Brusque
Buzzo Sports/São José dos Campos
Dalponte (em 2012 cedeu a vaga ao Grêmio Osasco)
Hidráulica Brasil
Jaguaré/Palmeiras
Kindermann/Caçador
ACE Kurdana
Liga Tenryu (em 2012 cedeu a vaga ao São Caetano/Drummond)
Londrina (em 2012 cedeu a vaga ao Dom Bosco/Paraná Clube)
Maringá
Nacional Gás/Unifor
Unesc/Criciúma (deverá emprestar sua vaga)
Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora
A competição terá o mesmo formato de chaves em sedes, que acontece desde 2007. A princípio, se todas confirmarem presença, seriam duas chaves de sete. Há ainda outras possibilidades: apenas 12 equipes participarem ou, então, os 14 times serem divididos em três chaves. Já está certo, portanto, que teremos menos que os 15 disputantes do ano passado. Comparando-se com a Liga Futsal Masculina, são apenas 5 equipes a menos no feminino, enquanto no masculino tem 19 equipes em 2013.
As confirmações e os pedidos de sediamento devem ser feitos até o dia 20 de fevereiro. O início deve ser no final de abril ou começo de maio, estendendo a competição até julho. Provavelmente não haverá uma segunda reunião, pois o formato já está bem encaminhado e a montagem de grupos seguiria as posições finais da Liga Futsal 2012.
Outra novidade foi o retorno da Associação Sabesp. Tradicional na modalidade, sendo a maior vencedora da Taça Brasil Adulta (cinco vezes), estava licenciada na edição 2012 e, agora, volta com equipe própria após 1 ano sem disputar nenhuma competição.
As presenças de São Caetano/Drummond (que, na verdade, utilizou vaga cedida pela franquia Liga Tenryu), Grêmio Osasco (vaga da Dalponte) e Dom Bosco/Paraná Clube (vaga de Londrina) ainda não estão certas. Porém, os detentores de seus lugares estão entre os que têm permissão de participar.
Com seu fim já noticiado nas mídias, a Unesc/Criciúma também não participará da competição em 2013. A equipe catarinense de tradição na modalidade, sempre chegando entre as melhores deverá emprestar sua vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário