VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

terça-feira, 8 de maio de 2012

O "sexo frágil" invade o cenário do futebol paulista masculino


Nilmara Alves durante treinamento do Mantiqueira.
Foto: Gustavo Tilio

Literalmente no Brasil as mulheres estão cada dia mais quebrando tabus. Desde a presidenta Dilma à técnica do Mantiqueira de Guaratinguetá Nilmara Alves, o sexo frágil, que de frágil não tem nada, invade setores que apenas homens fazem parte da história. 

As mulheres sempre foram na maioria das vezes nulas em matérias do futebol dos homens, mas nos últimos dias Nilmara Alves mudou este cenário, sendo a primeira mulher a atuar como técnica no futebol paulista doa homens nos últimos tempos. 

Eu - Márcia Gomes -  tenho a oportunidade de saber mais sobre a mulher que foi atleta no futebol feminino e hoje é a técnica do Mantiqueira de Guaratinguetá, que disputa a segunda divisão do campeonato paulista de futebol masculino.

Nilmara Alves tem 31 anos e nasceu na cidade de Aparecida do Norte- SP, onde ainda mora. Formou-se em Educação Física na ESEFIC - Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro e conta como surgiu a ideia de ser técnica de futebol.

O Mantiqueira surgiu como escolinha, em 2005, mas só se filiou à Federação Paulista de Futebol em 2010 e agora disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, embora na prática seja a quarta divisão, pois antes dela existem a A1, A2 e A3. Nilmara está no projeto desde o início. Jogadora de pouco prestígio, formada em Educação Física e com diploma de treinadora, será a responsável por tentar o acesso à Série A3. A equipe do Mantiqueira começou o Paulistão da segunda divisão com o pé direito, vencendo o ECUS por 2 a 0 fora de casa. A partida foi realizada neste domingo (6) às 10h. Confira as declarações da treinadora após a vitória no vídeo abaixo.



"Sou formada em educação física e comecei a trabalhar na prefeitura de Aparecida do Norte com o futebol e futsal feminino e masculino infantil e com adolescentes. Foi surgindo vontade de trabalhar como preparadora física e com isso veio a oportunidade de trabalhar como Treinadora", conta a técnica do Mantiqueira.

A treinadora conta como começou sua história no seu atual clube - o Mantiqueira de Guaratinguetá.

"Minha história no com Mantiqueira é um pouco engraçada. Certo dia estava treinando futsal e meu treinador o Professor Luiz Fernando de Oliveira, um grande amigo, trabalhava numa escolinha de futebol chamada Núcleo do São Caetano. Acabei brincando com ele e dizendo: "Como faço para ganhar uma camiseta?"E ele me disse que eu teria que trabalhar para conseguir, porque nada vinha de graça, e essa escolinha estava precisando de um professor formado. Nessa época já estava formada, e foi aí que ela conversou com o dono da escolinha. Ele achou meio estranho mas me chamou para trabalhar e foi aí que fui conquistando meu espaço", explica a treinadora. 

Em 2011 o Mantiqueira se filiou a Federação Paulista de Futebol e Nilmara foi convidada a ser preparadora física do time nas categorias sub 15 e sub 17 no campeonato paulista, mas não parou por aí.

Nilmara Alves orienta seus atletas em treino
do Mantiqueira em Guaratinguetá-SP
Foto: Arquivo Mantiqueira
"O Dado - Fundador do Mantiqueira - me procurou para ser a treinadora da Equipe profissional, me apresentou a nova filosofia de trabalho e foi ai que resolvi aceitar, pois a nova forma de trabalho tinha a ver comigo. 

Antes de Nilmara ocupar o cargo de técnica do Mantiqueira, o Treinador Alberto Veraz era o treinador da equipe do Vale do Paraíba.

Sua trajetória no futebol feminino

Como uma boa amante dos esportes e principalmente do futebol, Nilmara começou sua trajetória como atleta aos 15 anos no futsal pelo Umuarama Clube de Aparecida em sua cidade natal.

"E fui convidada a jogar futebol de campo para uma cidade vizinha Guaratinguetá, para representar a cidade nos jogos regionais, e através desses jogos fui convidada e jogar por Lorena, onde disputei o Campeonato Paulista de Futebol Feminino, onde ficamos em terceiro lugar", diz a ex-atleta.

Depois de uma longa e linda história com o futebol feminino de sua cidade natal, Nilmara resolveu seguir como preparadora física, conciliando seu trabalho com a vida de atleta.

Nil Alves e Cristiane posam para foto em jogo
 contra a equipe de São José dos Campos em 2011
Foto: Luciane Valdívia
Nilmara também jogou pelas cidades de Pindamonhangaba, Taubaté, Cachoeira Paulista, e outras e fala sobre o cenário do futebol feminino, esporte que a projetou para sua atual profissão, no Brasil.

"O futebol feminino está muito abaixo do esperado, sem dúvida. É só você ver que as melhores jogadoras estão todas tendo que sair do país para conseguir viver do esporte. Mas acredito que, no Brasil, o esporte tem potencial para crescer. Só falta algumas empresas acreditarem e apoiarem. Temos muitas jogadoras boas que não conseguem se destacar por falta de oportunidade e apoio" explica a técnica e ex- atleta.

Perguntei a Nilmara o que ela acha do fato de ser uma mulher e dirigir um time só de homens.  "Sei que existe muito preconceito, mas no meu caso não vejo muito problema, pois  muitos jogadores vieram da categoria de base na qual trabalhei e conhece meu trabalho. O presidente confia e sabe do meu potencial, então estou tranquila para realizar meu trabalho. mas sei que, nos times que vamos jogar contra poderão ocorrer algumas provocações por ter uma mulher dirigindo uma equipe masculina, mas nesse caso estou muito tranquilha e não vou me preocupar com isso", desabafa Nilmara.

Nilmara tem a sua disposição uma equipe composta de 2 preparadores físicos, um fisioterapeuta, um massagista e um treinador de goleiros, todos homens.

Nilmara orientando atleta em treino em Guaratinguetá.
Foto: Gustavo Tilio

Eu pergunto se ela acha que outras mulheres podem ocupar um cargo como o dela. "As mulheres cada dia que passa estão ocupando mais espaço no cenário do futebol. Começou com  a Marta, que foi eleita melhor jogadora do mundo, e com isso surgiram mais jogadoras e, logo, mais mulheres em outras áreas no meio do futebol, na arbitragem, e agora como treinadora, é um ótimo passo para que mais mulheres sigam meu exemplo", lembra Nilmara.

A Professora fala sobre seus objetivos

" Acreditamos muito no acesso à Série A3. Nós sabemos do potencial da nossa equipe e dos nossos jogadores. Temos jogadores muito técnicos, inteligentes e habilidosos, e estamos trabalhando muito para que isso aconteça. Estamos dando um passo de cada vez, no momento estamos focados em passar para a próxima fase. Estamos treinando desde fevereiro, mas alguns jogadores já trabalho desde o ano passado que subiram da categoria de base, e outros a algum tempo desde quando ainda era uma escolinha núcleo do são Caetano", explica a treinadora.

Para finalizar, Nilmara deixa um recado para todos os leitores do blog e fala em sonhos. "Acredite no seus sonho, ele pode estar mais perto do que você imagina. Tudo que for fazer faça com amor e determinação. Tenha fé e acredite em você sempre" finaliza a treinadora.

Para a Nilmara e a equipe do Mantiqueira, desejo toda a sorte e que consigam o acesso para A3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário