VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasileiras no esporte pelo mundo: Dany, "A Fera"

Daniela Domingos Lopes, 27 anos, nasceu em Sao Paulo capital. Pivô da equipe do Deportivo Cordoba (Espanha), é conhecida como Dany a "Fera". O "nome" foi inventado pelo jornalista e professor de Kung fu - Marcio Silvio - e foi popularizado pelo jornalista Ricardo Silva - assessor de sua equipe osasquense  na época - que colocava apelidos em todas as jogadoras. A alcunha fez jus ao fato da "Fera" fazer 105 gols em um único ano no Brasil, conquistando a artilharia em quase todos os campeonatos que disputou.  

Dany recebe o troféu Pichichi de artilherira da Liga 2010/2011 (Foto: Inma Baena)

Dany coleciona títulos e prêmios de artilheira. Passou por clubes importantes no Brasil e na Espanha, onde,também, atuou no Valladolid F.S:F. Desde que iniciou sua carreira nas quadras passou por equipes tradicionais de São Paulo como a Associação Sabesp e Jaguaré/Palmeiras/Unisantanna/Osasco e, que hoje, infelizmente, estão extintas da modalidade feminina.

Dany em jogo contra o Burela da Espanha- ex-equipe da melhor do mundo Vanessa.

Como todas as meninas que jogam futebol, Dany começou a jogar bola na rua. "Eu tinha uns 5 ou 6 anos de idade e comecei a jogar na rua com meus irmãos e meus vizinhos. Eu pedia para jogar e eles diziam: Não, ela não sabe jogar!  Então um dos meus vizinhos disse: Ensina ela, que ela aprende". E aprendeu bem demais, tanto que hoje é titular em sua equipe e artilheira como sempre foi.

Dany diz que logo depois começou a jogar na escola e participar de campeonatos, mas sempre jogou com os meninos, pois não haviam muitas meninas interessadas em jogar futebol na época. 

Foi da escola que a Fera teve a oportunidade de fazer um teste em seu primeiro clube. "Eu gostava muito de jogar handebol, mas a professora de Ed. Física me levou para fazer um teste neste pequeno clube da zona leste -Elite Itaquerense- que existe até hoje, não mais com a modalidade de futsal femenino, mas foi neste clube que aprendi as regras do futsal. Hoje tento seguir neste esporte maravilhoso que é a minha vida."

Hoje Dany joga na Espanha e conta como surgiu esta oportunidade.
"A oportunidade surgiu quando tivemos um torneio com a equipe de Jaguaré/palmeiras/Unisantanna/Osasco , na ocasião consegui demonstrar meu bom futsal e eles gostaram. Eles entraram em contato comigo e foi aí que minha jornada na Espanha começou. Foi assim que conseguir vir morar na Espanha e disputar um dos melhores, se não melhor campeonato de futsal do mundo."

A pivô conta com mais uma brasileira em sua equipe -a goleira Catiele- e diz que nas seis primeiras equipes da tabela da liga espanhola, há pelo menos uma brasileira em cada equipe. Novamente entre as artilheiras, Dany sonha em conquistar o título da Liga Espanhola.

Breve história da equipe do Córdoba:

O Club Deportivo Córdoba Fútbol Sala foi criado em 1984, com  apenas equipes masculinas em todas as categorias.

No ano de 1996 foi criada a primeira equipe de futsal feminino. Desde 1999 o clube conta somente com a equipe feminina. O Cordoba ocupa a primeira posição na tabela com 34 pontos ganhos e já foi bicampeão da Liga Espanhola (2009 e 2010).
 

Mais informações sobre Dany e sua equipe no site: http://www.deportivocordobafs.es ou no Blog da Fera: www.dany-afera.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário