VIVA COM SAÚDE! FOCO, FORÇA E FELICIDADE!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A melhor do futsal mundial e a melhor do futebol mundial - ambas brasileiras!

Hoje em dia o futsal e o futebol feminino crescem em proporções razoáveis no cenário nacional e internacional. O futsal feminino brasileiro, que é tetracampeão sul-americano (2005/07/09/11) e bicampeão mundial (2010/11), tem um menor prestígio por não ter a mídia apostando, pelo menos, nos campeonatos nacionais e internacionais.

Isto faz com que as jovens atletas optem pelos gramados em busca de ser uma Marta na vida. Há, ainda, os apaixonados por futsal, que mesmo sem o apoio necessário, não deixam de praticá-lo. O futsal é considerado um esporte de base para o futebol. Um esporte onde a maioria - se não todos - passam antes de integrar uma equipe nos gramados. Uma pena!

A Melhor do Mundo nas quadras


Vanessa Cristina Pereira, 24 anos, nascida em Patos de Minas-MG, é hoje o grande destaque da Seleção verde-amarela e da UnoChapecó/NiloTozzo/Female, de Santa Catarina. A atleta foi eleita recentemente, pela segunda vez consecutiva, a melhor jogadora do mundo por especialistas do esporte, segundo o site Futsal Planet. Veja as vencedoras de prêmios anteriores:

2011 - Vanessa (Burela FS - Unochapecó/Nilo/Tozzo/Female - Brasil)
2010 - Vanessa (Unochapecó/Nilo/Tozzo/Female - Burela FS - Brasil)
2009 - Alina Gorobets (FK Belichanka-93 - Ucrãnia)
2008 - Cilene (Osasco/Jaguaré/Palmeiras/UniSant'Anna - Brasil)
2007 - Eva Manguan (Encofra Navalcarnero - Espanha)

Vanessa disputava contra mais quatro candidatas, duas delas brasileiras, companheiras de Seleção:  Luciléia (Kindermann) e Jéssika, também companheira de equipe. Completaram a lista Ana Azevedo (Vermoim-Portugal) e Sarita (Ponte Ourense-Espanha). É política do prêmio não divulgar a classificação final das outras indicadas.

Em 2011,  Vanessa iniciou a temporada na Espanha, disputando a Liga Espanhola pelo Burela, onde ajudou a equipe a conquistar a quarta colocação. Retornou a Unochapecó/Nilo Tozzo/Female e aos títulos. Pelo clube venceu:

-Taça das Nações
-Torneio de Espinho
-Taça Brasil
-Jogos Abertos de Santa Catarina.
-Campeonato Catarinense

Além disso faturou na Seleção Brasileira, pela segunda vez em sua carreira, o Sul-Americano e o Torneio Mundial.

Do outro lado temos o futebol feminino do Brasil que, desde as primeiras Copas do Mundo da categoria, sempre está ocupando posições de elite, apesar da má organização em nosso país.

Dominante na América do Sul, praticamente com pouquíssimo (e, muitas vezes, nenhum) apoio de dirigentes, torcida e imprensa, o Brasil sempre está em boas colocações no Ranking da FIFA. Porém, sempre bate na trave quando se trata de ganhar algum título expressivo de nível mundial, como a própria Copa ou a Olimpíada. Mas vamos ao que interessa...

A Melhor do Mundo nos gramados


Nos campos, temos Marta Vieira da Silva, 26 anos, nascida em Dois Riachos-AL. Já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens. Apesar de perder o trono para a japonesa Homare Sawa, da seleção campeã do mundo em 2011, Marta ainda é e sempre será respeitada pelo seu histórico vencedor.  Em 2009, a revista Época considerou-a um dos 100 brasileiros mais influentes do ano - e acredito que ainda seja.

Após grandes exibições Marta chegou a ser comparada a Pelé sendo chama de "Pelé de Saias" e, ainda, entrou para a calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés nesse local.

Marta iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000 e, após dois anos no time cruzmaltino, transferiu-se para o Santa Cruz, onde jogaria por mais duas temporadas antes de defender o Umeå IK, da Suécia. Foi neste clube em que ela se tornou conhecida na Europa e em seu próprio país natal que, até seu primeiro título como melhor do mundo, nunca ouviu dizer o nome dela.

Em 12 de janeiro de 2009, anunciou a sua transferência para o Los Angeles Sol dos Estados Unidos, onde foi artilheira da Liga Americana, levando a equipe ao vice-campeonato.

O Santos anunciou sua contratação em 2009 por empréstimo de três meses, mas sua apresentação só aconteceu após findar a temporada nos Estados Unidos. Retornou ao Los Angeles Sol porém, após o encerramento das atividades da franquia, ficou disponível para o draft (onde os clubes escolheram as jogadoras que atuaram nas equipes que fecharam).  Marta foi escolhida pelo FC Gold Pride, onde foi artilheira pela segunda vez consecutiva da Liga e, dessa vez, levando o título da competição.

Marta chegou a retornar ao Santos em 2010 mas, em janeiro de 2011, foi anunciada como novo reforço do Western New York Flash.

Com a Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de 2003 e 2007, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008 e o vice na Copa do Mundo de 2007.

E pergunto: o que mais falar dessas duas grandes jogadoras?

Se hoje temos as melhores atletas do mundo em dois esportes "para homens" no Brasil, imaginem quando o país dar a nós, mulheres, o respeito e a oportunidade de mostrar nosso potencial com dignidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário